Carlos Lima
Hoje dia 19/09/2018 às 03:22:44

Agronegócio
Carlos Lima | Publicado em 13/07/2018 às 16:25:48

Avaliação raça Canchim feita primeira vez com tecnologia que calcula curva de lucro por animal

Avaliação raça Canchim feita primeira vez com tecnologia que calcula curva de lucro por animal Animais Canchim

Com o resultado da avaliação, os produtores irão selecionar os melhores animais (raçadores), conseguindo uma valorização com base nos resultados.

Além disso, podem melhorar as taxas de ganho de peso; antecipar a utilização de reprodutores testados; permitir a seleção dentro e entre rebanhos; e disponibilizar para venda animais testados e comprovados de forma antecipada.

Pela primeira vez, a prova será feita no confinamento da Coplacana, em Piracicaba (SP), utilizando a tecnologia BeefTrader, criada pela agtech de pecuária de precisão, @Tech.

A prova teve início em 11 de junho e vai durar 150 dias, nos quais aproximadamente 100 animais de 16 criadores serão avaliados individualmente e diariamente. De acordo com o diretor da @Tech, Tiago Albertini, o grande diferencial da utilização do BeefTrader na prova é o acompanhamento da curva de lucro de cada animal.

“Nenhuma prova de avaliação de raça tem esse indicador de desempenho. Com esses dados, o produtor tem informações valiosas para posterior negociação do animal e de seu material genético”, explica.

Os bois serão pesados, monitorados por câmera e passarão por ultrassonografia para fazer a avaliação de carcaça.

“Como as respostas são diárias no modelo preditivo de lucro e performance do BeefTrader, os produtores não precisam mais aguardar 150 dias para começar a avaliar seus animais. No dia em que o boi entra no confinamento, o software já informa qual é o animal superior. Quanto mais dados são coletados melhor é a precisão dos modelos baseados em inteligência artificial. Assim, o produtor pode repensar o manejo durante a prova e melhorar o desempenho de seu rebanho”, exemplifica Albertini.

Para o presidente da Associação, Adriano Lopez, a mudança foi estratégica para que a avaliação ficasse ainda mais completa.

Um dos diferenciais apontados por ele é conhecer o consumo individual de alimentos e o ganho de peso diário, que possibilitam a identificação de animais que para o mesmo ganho consomem menos ração, diminuindo os custos de produção.

Lopes é um dos proprietários da Ilma Agropecuária, que recebeu a avaliação nos últimos sete anos consecutivos. Ele também está avaliando fêmeas comerciais próprias de raça meio Canchim e meio Nelore, apostando no potencial da ferramenta para estes animais.

 

 Ello Agronegócio

Comentários

comentários

Veja também