Carlos Lima
Hoje dia 26/04/2019 às 02:14:30

Agronegócio
Carlos Lima | Publicado em 11/04/2019 às 13:38:14

Bolsonaro encaminhará projeto para anistiar dívida do agronegócio

Bolsonaro encaminhará projeto para anistiar dívida do agronegócio Presidente Jair Bolsonaro participa da ceimonia de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agricultura, no Clube Naval. Brasilia, 19-02-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Pressionado pela bancada ruralista da Câmara, o presidente Jair Bolsonaro decidiu que cumprirá com a promessa de campanha de perdoar dividas bilionárias do agronegócio com o Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural).

A previsão é que o projeto de Lei para a anistia da dívida seja encaminhado em breve ao Congresso Nacional. As informações foram divulgadas na manhã desta 5ª feira (11.abr.2019) pelo jornal Valor Econômico.

De acordo com o jornal, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que Bolsonaro pediu que o projeto siga em regime de urgência na Casa. Isso significa que a Câmara terá 45 dias para votar ou o texto passará a obstruir a pauta de votação.

A AGU (Advocacia Geral da União), a PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) e Receita Federal já alertaram sobre os riscos de a anistia ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe renúncia de impostos sem receita equivalente para cobrir o rombo.

O projeto de lei 9.252/2017 é de autoria do deputado ruralista Jerônimo Goergen (PP-RS) e concede anistia total às dívidas. Segundo a equipe econômica, em 2017 o acumulado do crédito era de aproximadamente de R$ 30 bilhões.

Comentários

comentários

Veja também