Tempo - Tutiempo.net

Governo tenta salvar o que restou da lavoura de cacau

Pela primeira vez na história, representantes do Governo, sindicatos, associações, cooperativas de produtores, indústria e movimentos sociais sentaram para definir as bases de um planejamento para o futuro da cacauicultura baiana.

 

O encontro realizado na sede do Sindicato Rural de Ilhéus iniciou o processo de elaboração do Plano Estadual do Cacau, que deverá ser lançado ainda este ano pela Câmara Setorial Estadual do Cacau. Atualmente, a produção de cacau está concentrada em 111 municípios no Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento, Vale do Jequiriçá, Médio Rio de Contas e Médio Sudoeste, envolvendo principalmente agricultores familiares.

 

As discussões versaram sobre questões como: a quem se destina o plano, sua unidade coordenadora, diagnóstico do setor, políticas para o cacau, pesquisa e extensão rural, criação de um fundo para o setor, industrialização, turismo (rota do cacau), estradas vicinais, indicação geográfica, dívidas e novos créditos, importação, preço mínimo, escolas de cacau e chocolate, sustentabilidade e manejo ambiental do cacau cabruca e diversificação.

Fonte: Bahia Negócios

OUTRAS NOTÍCIAS