Tempo - Tutiempo.net

IX Encontro de Muares de Sela

Criadores e montadores de mulas de Feira de Santana e região participam no domingo (24) do IV Encontro de Muares de Sela. O passeio pelas principais avenidas da cidade busca divulgar e incentivar a criação dos animais – mulas e jegues.

Os participantes sairão da avenida Eduardo Fróes da Motta, Buffet Santa Mônica, às 10 horas, e percorrerão as principais avenidas da cidade. Após, eles retornam para o mesmo local de saída onde será servido almoço. Na ocasião haverá show musical. O valor da camisa que dá direito a participação é de R$ 40,00.

A expectativa, conforme o criador e organizador do evento, Carlos Alberto Ferreira de Souza, também conhecido como Carlô, é a participação de aproximadamente 300 montadores. “Estamos aguardando criadores de Simões Filho, Capim Grosso, Ipirá, Riachão do Jacuípe, Salvador, Mairi, Camaçari, Cruz das Almas e Antônio Cardoso”, diz.

Apaixonado por muares, o criador destaca algumas qualidades do animal. “Eles têm boa percepção, ouvem e enxergam bem mais que um cavalo, além de se recuperarem mais rápido após uma montaria e boa percepção diante de uma situação perigosa”, aponta Carlos Alberto.

Ele destaca que a Bahia é o maior produtor de muares, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E estima-se que o Estado representa 28% do rebanho nacional.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS