Tempo - Tutiempo.net

Maggi descute acordos bilaterais com embaixadores da UE

Ministro Blairo Maggi

O ministro Blairo Maggi esteve reunido, na terça-feira (20), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com 25 embaixadores da União Europeia para discutir a relação direta entre o Brasil e países do bloco. Durante o encontro, o embaixador da UE no Brasil, João Cravinho, disse acreditar que o acordo Mercosul-UE está próximo e mostrou-se otimista quanto a um aumento significativo no comércio bilateral em um período de dois a quatro anos.

A respeito da auditoria enviada recentemente pela UE para inspecionar frigoríficos brasileiros após a Carne Fraca, Cravinho disse que não poderia antecipar nenhum resultado porque as informações ainda estão sendo analisadas. No entanto, sinalizou positivamente ao afirmar ter sido verificado que algumas medidas adotadas pelo Ministério corrigiram vulnerabilidades que haviam sido apontadas no sistema.

Meio ambiente

Aos embaixadores, Blairo Maggi disse estar aberto a ampliar o comercio com a UE e apresentou um panorama sobre a agricultura brasileira e avanços alcançados pelo país em relação à preservação ambiental. Falou sobre a produção de carne zero carbono, produzida no Brasil a partir da recuperação de pastagens degradadas, orientada por pesquisa desenvolvida pela Embrapa. “Muitos daqueles que não conhecem o Brasil têm uma imagem distorcida em relação à nossa agricultura. Acham que não respeitamos a legislação ambiental. Nós não praticamos uma agricultura irresponsável, temos uma legislação muito rígida e tecnologias para acompanhar cada produtor”, afirmou.

O ministro disse que vem apresentando ao mundo números impressionantes da agricultura brasileira e do meio ambiente, como a preservação de 63% das florestas nativas e o uso de apenas 9% do território nacional para a agricultura. Esse último dado foi confirmado no final do ano passado pela Nasa. “Já falamos sobre isso em várias oportunidades. No ano passado apresentei os dados no Parlamento Europeu. Quero mostrar que a agricultura brasileira é feita com responsabilidade e respeito ambiental”, destacou Maggi.

Os embaixadores da UE agradeceram ao ministro a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a agricultura brasileira e o comércio bilateral. Destacaram o simbolismo do encontro, não apenas por ter sido o primeiro desse tipo com um ministro de estado, mas também pelo fato de ter sido a primeira reunião na sala deputado Moacir Micheletto, inaugurada em dezembro último.

Noticias Agrícolas

OUTRAS NOTÍCIAS