Tempo - Tutiempo.net

Milho: Em meio à forte alta nos preços, Governo deverá realizar leilões de estoques da Conab

Safra de milho

Diante da forte alta registrada nos preços do milho no mercado interno, o Mapa (Ministério da Agricultura e Abastecimento) decidiu realizar leilões para vender estoques públicos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

No período de um mês, de 15 de fevereiro a 15 de março, o Indicador de milho ESALQ/BM&F Bovespa apresentou ganho de 24,70%, com a saca de 60 quilos subindo de R$ 33,12 para R$ 41,30.

A assessoria de imprensa do diretor de Comercialização da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Maria dos Anjos, confirmou a realização de uma reunião com membros do Ministério da Fazenda na manhã desta sexta-feira (16).

A expectativa é que sejam discutidos o volume de milho que serão colocados à venda, bem como o valor da venda e as datas dos leilões.

As cotações foram impulsionadas pela baixa disponibilidade do produto no mercado doméstico, especialmente no estado de São Paulo, conforme destacam os analistas.

“A restrição vendedora e as incertezas quanto à segunda safra nacional e à produção argentina impulsionam os preços de novos negócios”, informou o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em seu comentário semanal.

Em seu último boletim de acompanhamento de safras, a Conab informou que os estoques iniciais de milho da temporada 2017/18 totalizam 17.71,6 milhões de toneladas.

Fernanda Custódio

OUTRAS NOTÍCIAS