Carlos Lima
Hoje dia 20/09/2018 às 12:20:47

Agronegócio
Carlos Lima | Publicado em 29/10/2016 às 13:46:33

Tecnologia brasileira garante análise de solo em apenas 30 segundos

Tecnologia brasileira garante análise de solo em apenas 30 segundos Anáise Solo

Mal daria tempo de buscar um cafezinho e, pronto (!), lá estaria uma análise completa de solo, em 30 segundos, com dados sobre as características e fertilidade da terra, fundamentais para uma boa produtividade.

É o que promete uma nova tecnologia, criada pela Embrapa em parceria com a iniciativa privada.

O sistema, que foi chamado de SpecSolo, usa sensores que captam a vibração das moléculas na amostra de solo e cruza essa informação com um enorme banco de dados online para chegar ao resultado.

Hoje, segundo os desenvolvedores, todo esse processo pode levar dias, além de gerar resíduos que poluem o meio ambiente.

“A solução é uma das maiores inovações em análise de solos das últimas cinco décadas no Brasil” diz o chefe-geral da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez.

O projeto ainda conta com um sistema especialista para gerar recomendações de adubação e calagem, segundo os principais manuais disponíveis no país.

A tecnologia atende a diferentes públicos, como laboratórios, cooperativas, usinas de açúcar e álcool, órgãos de pesquisa e extensão rural, empresas de agricultura de precisão e consultores.

Agronegócio

Comentários

comentários

Veja também