De segunda a sexta-feira
das 12h às 14h
Radio WEB Radio Ao Vivo Acompanhe pelo RSS
grupo noticias

Francisco Rocha: Destaque nas Vendas de Ônibus na Região

A Fachada da loja tem desing peculiar



Colunistas











links

>>
>>

jornalistas
Articulista


Cezar Ubaldo
cezarletrasdeubaldo@yahoo.com.br


exibir_noticia
ANO NOVO. E A BAHIA, COMO FICARÁ


Publicado em: 27/12/2012 - 14:12:05



Estamos chegando ao final de mais um ano e com novas expectativas com a chegada do novo, como ocorre sempre. Tudo bem, com relação às festividades de boas festas, pois acreditar no bem, no que é bom, é uma maneira de massagear o nosso ego quando dizemos que no ano novo nos tornaremos vencedores.

Muito bom. Mas, as questões recorrentes ficarão esquecidas (interrogação). Vou exemplificar com um problema que deveria deixar os baianos de orelhas em pé, atentos ao que tramita pelo executivo, legislativo e judiciário, como a perda de milhares de hectares de terras baianas da região oeste, agraciando os estados de Goiás e Tocantins, diminuindo, assim, a nossa extensão territorial.

E, vai acontecer mesmo a divisão de parte do território baiano (sinal de interrogação). Bem, a resposta deveria vir dos políticos baianos, principalmente dos prefeitos, deputados estaduais, federais e vereadores que representam a região oeste, assim como dos outros tantos deputados nas esferas estadual e federal e senadores, da sociedade organizada, desenvolvendo uma pesada campanha contra essa proposta indecente, desrespeitosa para com o Estado da Bahia e os baianos nativos ou de coração.

A idéia de mudar a demarcação de terras não atinge a outros estados brasileiros, principalmente aqueles que têm governadores de peso e de decisões favoráveis aos seus estados, o que não é o caso da Bahia.

Ao longo dos últimos anos  nos tem faltado lideranças que sejam apaixonadas pelas causas da Bahia, que por conta disso só tem perdido espaço no processo de desenvolvimento para estados como Ceará e Pernambuco.

Então, a pergunta: para onde vamos, se temos como representantes politicos, políticos sem força voz para mudar essa praticamente realidade (sinal de interrogação), para ir às últimas consequências a favor da Bahia.

O genial Gregório de Mattos e Guerra já visualizava a Bahia,desde o período setecentista, quando já afirmava; "triste Bahia, ó quão dessemelhante". E a Bahia continua, ainda hoje, dessemelhante, elegendo indivíduos mais voltados a resolver questões de interesse próprio do que ter o olhar para a sociedade nossa, lutando, como deveria ser obrigação, pelos nossos direitos centenários, como primeira terra descoberta e com uma história incansável de lutas em prol da democracia, da liberdade social.

É triste ver o gestor estadual tem interesse maior no que determina o partido do qual é agente em detrimento dos interesses da Bahia. Triste Bahia. Triste, também, é saber que políticos de todas as matizes estão calados, instituições poderosas, caladas, a grande mídia, calada, as universidades, enfim a grande sociedade calada, enquanto se comete mais um crime contra a nossa Bahia.

Triste também é saber que todos estão apenas com os olhos de interesses voltados para a conclusão da arena (todos vão guerrear em lugar de praticar esportes) Fonte Nova, que por sua vez, vai "suprir" nossas carências tão visíveis e fazer do administrados das nossas políticas públicas, "um grande administrador"!

É, é mesmo triste ver que tudo é considerado simples, bobagens para a grande maioria, com as mentes embaçadas pelas suas próprias dificuldades que nada conseguem fazer.

Bem, no mais é desejar que  2013 seja melhor para todos. Que se repense a nossa realidade. Que as utopias continuem fazendo parte de nossas vidas, que o novo futuro prefeito transforme ainda mais nossa Feira de Santana, para melhor, e que a Bahia deixe de ser, por conta desse baixo clero da política, um constante estado de mentiras.



Fonte: Cezar Ubaldo



Página 1 de 1


comentarios

Comente esta notícia
Nome
Comentário
E-mail

O conteúdo do comentário é de responsabilidade quem inseriu, porém será analisado e aprovado para ser exibido.

exibir_comentario
comentarios

Leia Mais

ANO NOVO. E A BAHIA, COMO FICARÁ

Publicado em: 23/12/2012 - 21:12:42
QUE SEJA SEMPRE NATAL

Publicado em: 19/12/2012 - 12:12:03
Canto de Natal

Publicado em: 13/10/2012 - 13:10:24
Eleições 2012: A razão é clara

Publicado em: 26/09/2012 - 20:09:10
ATENTOS


Programa Jornal do Povo


Warning: include(0.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/jornal/public_html/antigo-site/publicidade_lateral_noticia.php on line 37

Warning: include(0.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/jornal/public_html/antigo-site/publicidade_lateral_noticia.php on line 37

Warning: include() [function.include]: Failed opening '0.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/jornal/public_html/antigo-site/publicidade_lateral_noticia.php on line 37


Programa Jornal do Povo


Fale Conosco

rodape

By Feira de IdeiasCopyright © Programa Jornal da Povo - Todos os direitos reservados.

Rua Juventino Pitombo 365 - Sobradinho - Feira de Santana - Bahia - CEP 44149-999
Telefones - (75) 3614.3727 - (75) 8140.4139 - (75) 9966.2504