De segunda a sexta-feira
das 12h às 14h
Radio WEB Radio Ao Vivo Acompanhe pelo RSS
nada
grupo noticias

Francisco Rocha: Destaque nas Vendas de Ônibus na Região

A Fachada da loja tem desing peculiar



Colunistas











links

>>
>>

jornalistas
Variedades


Literatura


Publicado em: 04/01/2013 - 15:01:35 Comentário

Lançado primeiro volume da “Série Crítica das Artes”

Estão confirmados outros dois lançamentos da Série Crítica das Artes

“Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano” é o primeiro volume da 'Série Crítica das Artes' lançado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). A obra é uma coleção de publicações que objetiva promover a difusão de conteúdos sobre a crítica, mais especificamente aquela relacionada às artes baianas.


O livro, organizado por Milena Britto, coordenadora de Literatura da FUNCEB, doutora em Literatura Brasileira e Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reúne 20 críticas em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro premiadas no “Concurso Estadual de Estímulo à Crítica de Artes”, promovido em 2011.


Estão confirmados outros dois lançamentos da Série Crítica das Artes: o livro Memória de uma Crítica Encantada, organizado por Nadja Magalhães Miranda, que reúne textos do baiano Clodoaldo Lobo, produzidos desde os anos 1980, e a segunda edição, revista e ampliada, do Panorama do Cinema Baiano, de André Setaro, um dos principais críticos de cinema da Bahia.



Publicado em: 26/12/2012 - 18:12:27 Comentário

A morte de Jesus no sertão

"A criança não resistira ao frio, aos seios secos, ao desprezo dos que negaram abrigo aos pais"

Artesanato nordestino

Era véspera de Natal, em ano de seca no Norte de Minas e Sul da Bahia. Um grupo de sertanejos buscava o Sul, e viajava a pé. Uma das jovens estava nos últimos dias de gravidez e, com seu marido e seus pais, entrou na cidade de Montes Claros, procurando um hospital. Em andrajos, quase todos descalços, e já tarde da noite, procuravam um hospital qualquer em que a moça pudesse ter sua criança. Uma patrulha da polícia ainda tentou ajudá-los, mas, naquele tempo, com os retirantes sem documentos e sem dinheiro, os poucos hospitais negaram ajuda.

Os andarilhos foram devolvidos à estrada rumo a Belo Horizonte, situada a mais de 400 quilômetros. Tão logo a polícia os deixou, as dores do parto se abreviaram. De volta à cidade,  encontraram o parque de exposições agropecuárias com o portão encostado e, sob inesperada tempestade naquele verão inclemente, não conseguiram chegar às baias, onde, sob a guarda de vaqueiros, os animais dormiam, esperando a manhã. A manhã de Natal.

A criança não resistira ao frio, aos seios secos, ao desprezo dos que negaram abrigo aos pais

No pátio da exposição, uma árvore antiga, de copa entupida, era o único abrigo, sob a qual a moça teve seu filho. Como chovesse e ventasse forte, e a mãe estivesse desnutrida, faminta, a criança nasceu choramingando, sem forças. Os vaqueiros perceberam o que ocorria, e, juntos, levaram a família a um hospital, comprometeram-se a custear a assistência. Já era tarde. A criança não resistira ao frio, aos seios secos, ao desprezo dos que negaram abrigo aos pais. Alimentaram a mãe com soro, e a deixaram dormir na enfermaria. O jornal da cidade soube do fato, e com sua intervenção a moça continuou internada, até recompor-se um pouco do parto, e voltar com sua família à estrada

A moça disse ao repórter que estava muito triste. Como estavam no Natal, ela e seu companheiro, também ainda na adolescência, queriam dar à criança, se fosse homem, o nome de Jesus. Se fosse mulher, o nome de Maria.

Os fatos ocorreram há 34 anos, e deles  me lembro bem. Na época, eu dirigia a sucursal da Folha de S.Paulo, em Belo Horizonte, e recebi a informação do Jornal de Montes Claros, que ainda circulava. Redigi a matéria, como uma notícia comum, e a enviei, sem assinatura, ao meu jornal, que a publicou sem  destaque. Muito mais tarde soube que a nota, redigida às pressas,  ajudara a inspirar a Campanha da Fraternidade da Igreja, com o lema Para onde vais?,  um ano depois.

Aquele Jesus morreu no sertão mineiro, ao nascer. Outros continuam a morrer, perdendo a trilha de seu destino, nas vésperas de todos os natais, na Palestina, na Síria, no Paquistão, nos arredores de São Paulo — e em nossos  ressequidos  sertões brasileiros.  

 



Publicado em: 20/12/2012 - 12:12:52 Comentário

Ouça o seu coração!



Os homens têm medo de realizar seus maiores sonhos porque acham que não o merecem, ou não vão conseguir!
Mas o medo não é uma coisa concreta. Ele está em seus corações!
Os corações morrem de medo só de pensar em amores que partiram para sempre... Em momentos que poderiam ter sido bons e não foram...
Quando isso acontece, acabamos sofrendo muito e o coração tem medo de sofrer.
Mas o medo é pior que o próprio sofrimento.
Nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de vida, de energia, de encontro com Deus e com a eternidade.
Então... Ouça seu coração!
Ninguém consegue fugir dele.
Por isso, é melhor escutar o que ele fala para que não venha um golpe que você não espera, porque você jamais vai conseguir mantê-lo calado.
Mesmo que finja não escutar o que ele diz, ele estará dentro do seu peito, repetindo o que pensa sobre a vida e o mundo...
O dia inteiro...
O tempo todo...
Ainda bem!
Por isso, ouça o seu coração!



Publicado em: 08/12/2012 - 13:12:05 Comentário

Clarice Lispector sempre na moda

Uma pesquisa do programa Conexões Itaú Cultural sobre a presença da literatura brasileira no exterior, realizada com 236 pesquisadores, aponta que Clarice é o segundo nome da literatura brasileira mais estudado no mundo

Clarice Lispector: a dona dos olhos mais sedutores e misteriosos da literatura brasileira

Clarice Lispector, a romancista brasileira de origem ucraniana (1920-1977), que completaria 92 anos na segunda (10), vai receber diversas homenagens pelo país durante a segunda edição do evento "Hora de Clarice", (confira toda programação em facebook.com/HoraDeClarice).

No Brasil, nos últimos anos, vida e obra da autora foram esquadrinhadas em livros que reúnem suas correspondências, frases, textos esparsos, entrevistas e crônicas feitas para suplementos femininos.

Nos Estados Unidos e na Europa, novas traduções de seus livros vêm despertando a atenção de críticos e leitores.

Nas redes sociais, ela é campeã de citações. Mas tanta popularidade tem seus custos: muitos dos textos ou frases atribuídos à escritora são deturpações ou puras invenções.

Pois, também em reação a isso, o IMS (Instituto Moreira Salles) lança nesta segunda (10) um site especial sobre a escritora (www.claricelispectorims.com.br).

"Clarice tem sido muito castigada pela internet. Por isso tivemos a ideia de lançar um site de qualidade, que seja uma referência para estudiosos e os leitores em geral", comenta o poeta Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS (Instituto Moreira Salles) e organizador do projeto.

O portal trará uma lista com todos os livros escritos sobre Clarice, textos de especialistas sobre seus principais trabalhos e uma cronologia ilustrada de sua vida e obra.

O ensaísta José Miguel Wisnik gravou uma aula sobre o romance "A Hora da Estrela", com quase duas horas de duração, que ficará disponível no site. Além disso, o IMS, que cuida do acervo da escritora, vai publicar manuscritos de romances e de um caderno de viagem da autora.

Também será possível comparar longos trechos de livros como "A Paixão Segundo G.H." em diferentes línguas.

 



Publicado em: 07/12/2012 - 16:12:15 Comentário

Por Um Momento Apenas

Tudo o Que Eles Queriam Eram Prazer Sem Compromisso...

Sinopse - Durante 36 anos, Marcus Sullivan fora o irmão mais velho, ajudando a cuidar de seus setes irmãos após a morte do pai, quando ainda eram crianças. No entanto, quando o futuro perfeito que ele planejara para si próprio transformou-se em nada além de uma mentira, Marcus precisa de uma noite de loucura para se esquecer de tudo.

Nicole Harding é conhecida no mundo todo por apenas um nome Nick, graças à sua música pop contagiante. No entanto, o que ninguém sabe sobre essa cantora de 25 anos é que sua imagem de símbolo sexual é totalmente falsa.

Depois de ter sido terrivelmente traída por um homem que amava a fama mais do que a ela, jurou nunca mais deixar ninguém se aproximar a ponto de descobrir quem ela realmente é... ou de magoá-la novamente. Principalmente aquele homem maravilhoso que Nicole conhecera em uma boate, ainda que o desejo e as promessas transgressoras em seus olhos negros a fizessem querer revelar todos os seus segredos.

Uma noite é tudo o que Nicole e Marcus concordam em compartilhar um com o outro. Contudo, nada acontece como planejado quando, em vez de uma simples relação carnal, descobrem-se ligados de uma forma pela qual nenhum dos dois esperava. E, embora tentassem lutar contra isso, os sentimentos incontidos e a atração profunda os aproximava cada vez mais.

Bella Andre nos presenteia com o segundo volume desta série sensual e romântica, em que o amor pode tornar um simples encontro algo quente para sempre...

AutorAndre, Bella

EditoraNovo Conceito

CategoriaLiteratura Estrangeira / Romance

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Sinopse - Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? Para Gustavo Cerbasi, a causa desse desentendimento é a falta de conversa em família sobre dinheiro.

Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar... Tem jeito?

Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento. Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza.

AutorCerbasi, Gustavo Petrasunas

EditoraGente

Categoria: Administração / Adm. Financeira e Mat. Finan.





Página 1 de 15





Programa Jornal do Povo


Warning: include(0.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/jornal/public_html/antigo-site/publicidade_lateral_blog.php on line 24

Warning: include(0.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/jornal/public_html/antigo-site/publicidade_lateral_blog.php on line 24

Warning: include() [function.include]: Failed opening '0.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/jornal/public_html/antigo-site/publicidade_lateral_blog.php on line 24


Programa Jornal do Povo


Fale Conosco

rodape

By Feira de IdeiasCopyright © Programa Jornal da Povo - Todos os direitos reservados.

Rua Juventino Pitombo 365 - Sobradinho - Feira de Santana - Bahia - CEP 44149-999
Telefones - (75) 3614.3727 - (75) 8140.4139 - (75) 9966.2504