Tempo - Tutiempo.net

A GRANDE MAÇONARIA MISTA DO BRASIL

No Brasil a primeira loja maçônica Mista, cognominada co-maçonaria, foi fundada no Rio de Janeiro, no ano de 1919, sob a denominação de Loja Maçônica Isis, inspirada na Ordem Maçônica Mista Internacional “Le Droit Humain”.Em São Paulo Alfredo Cabral, maçom pertencente ao Grande Oriente do Brasil, tendo ocupado o cargo de Grande Inspetor Geral, e simpatizante do movimento da “Franco Maçonaria Mista”, que vinha se desenvolvendo nos países Europeus e nos Estados Unidos da América do Norte e América Central, trazendo no seu pensamento democrático Liberal a noção de que, perante a lei somos todos iguais, não compreendia a razão pela qual vinha sendo excluída de conhecer os mistérios maçônicos a mulher brasileira, que na presente data vem concorrendo, como o homem, em todos os setores das atividades humanas.

 Assim uniu-se com alguns irmãos simpáticos a causa e em 24 de maio de 1968 fundou “A Sereníssima Grande Loja Simbólica da Franco Maçonaria Mista do Estado de São Paulo”, legalmente registrada em cartório sob número 6984, sendo estabelecida sua sede a Rua Capitão Gonçalo Monteiro nº 109, Barra Funda, na capital, com a reunião das lojas Simbólica Mista Alétheia, Hiram Abif, e Acácia, secretariando os trabalhos Irmã Lina Libmoff Mestre Maçom, tendo sido eleito seu Grão Mestre Alfredo Cabral.

Sendo os representantes de cada Loja Venerável José Hermenegildo Graciano Vieira da Luz, Alethéia; Jacob Fonseca dos Santos, Hiram Abif; Ofélia Martins de Araújo Cabral, da Acácia.

Alfredo Cabral atuou como Grão Mestre no período de 24/05/1968 até o ano de 1983, visto que o seu falecimento ocorreu no dia 21/01/1984, conforme registro em ata.

Devido à eficácia de suas atividades, o interesse em organizar e consolidar a entidade sob sua jurisdição conseguiu em menos tempo do que esperava, reunir sob seus auspícios Lojas na região de São Paulo, Capital, Porto Alegre, Bauru, Peruíbe e Paranaguá.
Registramos alguns fatos importantes que permearam sua administração:

1970 – institui através do decreto de nº 19 o Regulamento Geral e Código das Transgressões Administrativas e disciplinares.

1975 – nomeia o Irmão Edgar Menna Barreto como deputado para o Oriente do Rio Grande do Sul.

21/06/1982 – Ato normativo nº 96 nomeando a primeira diretoria para a Loja de dispensação de Taquaritinga

Venerável Mestre Fauaz Abdalla
1º Vigilante Eneida Henrique Pereira Sampieri
2º Vigilante Humberto Luiz Puccinelli
17/11/1979 Decreto nº 87 constituindo o Colégio dos Veneráveis da Primeira Zona Administrativa desta Obediência Maçônica com sede em Bauru, com a finalidade de zelar pela pureza das normas litúrgicas e ritualísticas a serem observadas nas Lojas da Obediência.

Estimular por todos os meios admissíveis, a união, a fraternidade e a solidariedade que deva existir não só entre os obreiros das Lojas sob a sua direção, como, também, e principalmente, entre as Lojas, a fim de que a harmonia e amizade franca e leal reine na Instituição.

Propugnara por todos os meios ao seu alcance no sentido de que a chama do Ideal da Maçonaria Mista mantenha sempre acesa, isto é, a igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres, que é a nossa bandeira.

22/02/1981 – Decreto nº criando a Loja de Dispensação no Oriente de Taquaritinga, Estado de São Paulo, assinada pelo Grão Mestre Alfredo Cabral
13/09/1981 – Decreto nº 92 criando a Loja de Dispensação no Oriente de Curitiba sob nº 17. Sendo Delegado da 3ª zona administrativa Fernando Kierkovicz.
17/07/1982 – Fundada uma Loja Maçônica mista no Rio Grande do Sul conforme carta datada de 04/01/1985, assinada pelo Irmão Menna Barreto.
15/09/1982 – decreto nº 97 acrescenta ao nome de Augusta Respeitável Loja Maçônica Simbólica Mista Igualdade – Jaime Bichusky.
Por ocasião do falecimento do Grão Mestre Alfredo Cabral, o maior número de lojas ativas, localizavam-se no Oriente de Bauru, conforme relação:
a) Loja Igualdade nº 7 Jaime Bichusky.
b) Loja Liberdade nº 13.
c) Loja Humildade e Justiça nº 14.
d) Loja dos Universitários nº 15.
e) Loja fraternidade nº 16.
f) Loja de Dispensação Evolução nº 17 de Taquaritinga/SP.

Fonte: Assessoria GMMB

OUTRAS NOTÍCIAS