Tempo - Tutiempo.net

Poros dilatados, cravos pretos, nariz de morango

Parece “encanto” para “amaldiçoar” uma poção, não? Mas é a realidade de muitos leitores que entram em contato.

Eu escrevi sobre poros em algumas postagens no blog, mas resolvi condensar tudo num único texto, facilitando o debate. A boa notícia é que aproveitei para pesquisar a opinião de dermatologistas que eu acompanho e relatar os tratamentos em comum.

Porém, se você espera encontrar neste texto alguma informação “milagrosa” para fechar os poros de vez, sinto-lhe dizer, todos são unânimes em afirmar que não há! O que se sugere é mantê-los com aparência bonita e limpa.

Aquele nariz de morango, cheio de pontos escuros é o mais prático para resolver, mas tem que compreender que algumas pessoas têm geneticamente a pele com poros mais abertos (óstios dilatados) em algumas áreas da face (nariz, cantos das bochechas.. ) e quanto a isso, mantenha-os limpos, evitando o sebo oxidado, e dificilmente as pessoas vão comentar.

O acervo de produtos para minimizar os poros é incontável, vão desde sabonetes, loções, serum, máscaras, além de tratamentos feitos em centros dermatológicos e de Estética, como limpeza profunda da pele, peeling e terapia fotodinâmica.

Só que não me iludo com nada disso, se o problema não depende da genética, mas de outros fatores, então, podemos esperar alguma solução visível.

Primeiramente, vamos entender como os poros podem ficar escurecidos, entupidos e gerar comedões (cravos).

Consultei alguns textos e livro de duas dermatologistas americanas, Cynthia Bailey e Leslie Baumann, que comentam, por exemplo, que os poros escuros nem sempre são cravos.

E ambos os problemas podem surgir em indivíduos com a pele oleosa quanto outros com a pele mais seca.

Basicamente falando, a pele secreta óleo pelos poros, ou folículos pilosos. É como se os poros fossem “canais” de passagem para o fluxo de sebo. Desta forma, uma pele com grande atividade de glândulas sebáceas terá um fluxo maior, o que pode tornar os poros mais dilatados.

Contrapartida, uma pele com nível de óleo menor, os poros tendem a ser menores também. A natureza é bem sábia na função biológica dos poros.

Este é um ponto claro para, inicialmente, você ter em mente que não pode mudar a sua genética. Todos têm poros, uns tão minúsculos que você nem percebe, que nem pele de criança; outros, imensos feitos um queijo suíço.

Agora, quando a pele excreta sebo em excesso e este, por ficar na superfície da pele e exposto ao oxigênio, escurece pelo efeito oxidativo – você já deve ter notado que o mesmo ocorre com uma fruta ou mesmo aquele seu creme com Vitamina C que ficou exposto ao ar – deixa os poros mais evidentes. Basta um dia típico de verão para observar que a oleosidade natural, após um longo tempo, fica com um aspecto amarelado.

A pele ganha um “ranço”, uma aparência suja e você tem a clara impressão que após lavar a face, ela torna-se mais clara e radiante.

No efeito “morango” é justamente isso: acúmulo de sebo oxidado nos filamentos, deixando os poros ainda mais visíveis.

Bom, até aqui tocamos no segundo ponto dos seus poros ficarem esquisitos.

E os malditos cravos? Por vezes, o excesso de sebo (mistura de vários lipídios e ácidos graxos…) retido nos folículos pilo-sebáceo (folículo piloso, onde encerra o bulbo capilar, em conjunto com uma glândula sebácea, que produz o sebo), principalmente pelo acúmulo de células mortas (queratinização) que são despejados todos os dia na pele, geram obstrução dos poros, como “tampões” de fibrose orificial, formando pequenos cravos brancos (comedões fechados).

Não se aflige, cravos brancos ocorrem em qualquer tipo de pele. Em algum estágio da vida, alguém deve ter passado por isso, independentemente até da idade. Vejo, por exemplo, a minha mãe: ela tem 72 anos de idade, uma pele com pouquíssimo fluxo de sebo, mas, às vezes, um pequeno cravo pode ocorrer por causa do acúmulo de células mortas sobre os poros.

Quando este material retido é exposto ao ar, torna-se escuro formando os cravos pretos (comedões abertos) – que dão uma aparência típica de um morango – por causa do enegrecido de sebo, queratina e melanina.

O excesso de comedões abertos e fechados na pele pode ser indício de um estágio inicial de Acne e um determinante para que surja um processo inflamatório:

Ocorre que bactérias – Propionibacterium Acnes, Dermodex Foliculorum e Staphylococus Epidermis – que habitam na nossa pele proliferam-se rapidamente nos folículos obstruídos, os comedões são excelentes meios de cultura para estas bactérias, iniciando um processo inflamatório.

Primeiro, ele pode aparecer como pontos avermelhados, inchados e dolorosos, as Pápulas. O próximo estágio é virar uma temida pústula (amarelo pustulento) que, ao se romper, espalha o conteúdo de sebo/ bactéria pela Epiderme e aumenta a contaminação. Em ambos os estágios, temos a chamada Acne Inflamatória.

Então, você precisará mais que uma limpeza, mas usar algum tratamento prescrito para melhorar a situação.

Feito esta introdução, agora podemos seguir em frente e saber um pouco mais para prevenir e tratar poros congestionados, dilatados e cravos pretos.

São dois pontos que você pode cuidar em casa, com auxílio de cosméticos. Porém, se o seu estágio são pápulas e pústulas, o auxílio de um profissional será mais bem recomendado.

O erro crucial que eu observo é retirar demasiadamente o sebo da pele. O óleo forma uma barreira de proteção sobre a pele, mantendo-a com umidade e protegendo contra as agressões externas.

O excesso pode ocasionar o entupimento dos poros, entretanto, a ausência pode acarretar problemas até piores à pele: enfraquecimento da barreira natural, deixando a pele sujeita a inflamações; para suprir a ausência de gordura, as glândulas sebáceas irão produtos mais sebo, aumentando ainda mais o fluxo e cada vez os seus poros vão se dilatar.

A pele com uma barreira enfraquecida sofrerá nos meios externos, como sol, frio, calor, vento, produtos inadequados, stress, etc. A pele constantemente castigada envelhece mais rápida, e entramos em outro ponto alarmante: a perda de firmeza da pele torna os poros ainda mais evidentes. Mas à frente veremos sobre isso.

Agora que conhecemos os “mecanismos” que alargam e obstruem os poros, comentarei sobre os principais cuidados para ter poros “bonitos”:

1 – Limpeza:
Uma limpeza adequada para manter o equilíbrio entre a barreira de proteção da pele e a atividade das glândulas sebáceas, de modo que consiga evitar o sebo em excesso e o acúmulo de células mortas. Limpeza é a palavra-chave para poros bem cuidados.

A Dra. Bailey sugere para a limpeza diária dos poros, quando não há cravos, o uso de escovas faciais associada a limpadores. Para cada tipo de pele, ela sugere alguns ingredientes: sensível (zinco e glicerina), normal, resistente e oleosa (ácido glicólico) e oleosa ou propensas à acne (ácido salicílico, peróxido de benzoíla e ácido glicólico).

Um limpador que você encontra aqui e eu acho excelente é o Avène Cleanance Gel de Limpeza, indicado para peles oleosas e sensíveis. Achei a limpeza dele confortável, sem usar detergentes agressivos, retira o excesso de sebo sem ressecar a pele. Conta com ingredientes anti-inflamatórios e calmantes:

Porém, se os poros estão obstruídos/cravos, o melhor seria usar, após o gel de limpeza, uma loção com Ácido Salicílico. Aliás, o Beta Hidroxiácido foi unanimidade entre as minhas pesquisas para limpar internamente os poros.

Paula Begoun, por exemplo, comenta que um produto bem formulado com Ácido Salicílico é excelente para remover a sujeira dos poros e restaurar o fluxo normal de óleo na pele até a superfície.

Como ele é um queratolítico, ou seja, capaz de dissolver e prevenir a hiper-queratinização nos folículos, tem boa prescrição para tratamentos de cravos e acne, removendo as camadas de queratina que impedem os poros de excretar sebo, suavizando, assim, a epiderme.

Outra característica é que o Ácido Salicílico é solúvel em lipídios, então, entre outros produtos com as mesmas características esfoliativas – como o Ácido Glicólico – ele tem melhor penetração na pele, principalmente se for oleosa.

Dra. Baumann pontua que: “o ácido salicílico pode penetrar nas gorduras do sebo muito melhor do que o ácido glicólico, o que o torna um tratamento ideal para melhorar a aparência dos poros…” . E também diria para a prevenção de pápulas e pústulas, devida as propriedades anti-inflamatória, anti-micróbio e anti-irritante do Ácido Salicílico.

No Futurederm, há algumas recomendações para melhorar a aparência dos poros, entre elas, o uso de Ácido Salicílico a 2%. Dois trechos que são comentados no texto e eu confirmo por experiência: o uso de Ácido Salicílico cria uma ilusão de poros com redução no tamanho.

Sim, bem simples, como ele limpa o interior dos poros, se antes eles estavam entupidos, com pontos escurecidos e destacados, após a limpeza vai ocasionar um efeito “tensor”. Só salientando que os poros não são como músculos, que esticam e contraem. Como falei, se os poros são abertos geneticamente, não irão “sumir”, mas atenuar.

O segundo ponto é que a Nichi, responsável pelo texto, comenta sobre um amigo que fez uso de Retin A Micro (ativo: Tretinoina) por muito tempo, mas só observou melhoras nos poros quando usou 2% de Ácido Salicílico. Eu digo que a combinação de Tretinoina e Ácido Salicílico exterminaram os pontos pretos no meu nariz. Nunca mais tive “nariz de morango”.

Um limpador que eu usei e recomendaria é o Shu Uemura Fresh Pore Clarifying Gentle Cleansing Oil: conta com um derivado do Ácido Salicílico, o Lha, remove maquiagem, sujeira e limpa os poros. Dispensa uma segunda limpeza:

Eu usei o Fresh Pore Clarifying para manutenção dos meus poros, mas se tivesse pontos pretos, optaria por uma loção que ficará por um tempo agindo sobre a pele. Para isso, eu uso e indico o Clear Regular Strength Targeted Acne Relief Exfoliating Toner, com Ácido salicílico 2%:

Em formulações com Ácido Salicílico eu dispensaria todas as outras marcas para usar as loções esfoliantes da Paula’s Choice, pois são com pH ideal, livre de álcool e conta com ingredientes calmantes. Eu preferi a versão Regular por ser mais fraca, mas mesmo assim senti um grau imenso de esfoliação na pele.

Até reduzi meu Retin A Micro por não achar mais necessário. Uso Ácido Salicílico apenas como manutenção, mas se o seu caso são cravos, pode usar o Clear Extra Strength Targeted Acne Relief Exfoliating Toner, com ação ainda mais esfoliativa.

Limpadores e esfoliantes, tanto químicos quanto físicos podem ajudar na redução dos poros e a torná-lo ao seu tamanho “natural”. Quando falo “natural”, leia “genético”.

Agora, além dos cuidados caseiros para higienizar a pele, podemos contar também com a ajuda profissional de um esteticista.

limpeza+da+pele
A limpeza profunda da pele, feito por um profissional, pode reduzir bastante o incomodo, principalmente para o “nariz de morango”, porque a extração manual remove as impurezas acumuladas tanto na superfície quanto áreas mais profundas da pele, desobstruindo o sebo dos folículos.

Há também uma redução da camada queratinizada da pele e do sebo, no caso de peles mais oleosas. Com todos esses benefícios, a pele reduz a sua impedância e facilita a melhor penetração de ativos. Sim, o excesso de queratina e sebo reduz a penetração de cosméticos.

Já notaram como várias empresas de cosméticos adotam a linha de “passos”?

Passo 1 = higienização.
Passo 2 = esfoliação.
Passo 3 = hidratação.
Justamente porque só após uma boa higiene, reduzindo o espessamento da pele pela camada córnea (superfície da pele), é que a pele permeia melhor os ativos cosméticos.

E, concluindo, o uso diário de maquiagem e filtro solar pode ocasionar entupimento dos poros e piorar sintomas de cravos e espinhas, por isso, a limpeza adequada é a principal maneira para prevenir este transtorno.

Poros limpos dão uma aparência de pele bem cuidada e saudável, não há dúvidas disso! Mas há outros cuidados que você pode fazer.

2 – Manutenção
Para manter os poros “bonitos” e prevenir futuros problemas, a Dra. Baumann sugere usar produtos que aumentem os níveis de colágeno e elastina, pois quando ocorre flacidez cutânea, os poros ficam mais estirados.

A Vitamina C é uma excelente opção, pois age da forma sugerida e como um antioxidante, vai prevenir que o sebo escureça durante o dia. Mantenha no seu protocolo de cuidados um produto tópico à base de Vitamina C.

O meu preferido é o Skinceuticals Serum 10 AOX+, com 10% de Ácido Ascórbico. Uso algumas gotas antes de aplicar o filtro solar para reforçar a proteção contra os radicais livre e manter a firmeza da pele:

Outro ingrediente que eu gosto de ter nos meus cuidados faciais é a Niacinamida, pois além da ação antioxidante, melhores os níveis de hidratação e elasticidade da pele, ajudando a manter os poros com revestimento normal.

Eu tenho sempre um ou dois produtos com este ingrediente, mas indicaria o Olay Regenerist Serum, a textura dele é agradável e ainda tem Peptídeo, Pantenol, Chá Verde e Vitamina E:

Eu escrevi um texto explicando melhor sobre a Niacinamida e com outras indicações de produtos.

Uma boa dica é combinar Niacinamida com Pidolato de Zinco, porque oferece uma ação seborreguladora e microbiana, ou seja, previne o efeito sebo-estimulador ocasionado pelos raios solares, como os infra-vermelhos, e que bactérias não se alimentem da secreção produzida pelas glândulas sebáceas.

E quer saber? Hidrate a sua pele!
Você já deve ter lido em algum manual ou revista de beleza que o melhor caminho para reduzir os poros é aplicar loções adstringentes. Não é de todo errado, pois as loções podem reduzir o excesso de sebo e algumas até limpar os poros.

Mas evite loções com grande quantidade de álcool e ingredientes que vão secar em demasia a pele. Se forem abrasivas, cautela, pois ao invés de reduzir um problema, vai alavancar outros na pele. Mas há quem não se contenta em só lavar diversas vezes a pele, usar loções secativas, inúmeras receitas caseiras para reduzir ainda mais o óleo e cobrir de toda as formas os poros.

A pele extremamente opaca e com desidratada deixa os poros ainda mais visíveis. Então, você troca uma pele de morango por uma de casca de laranja.

A hidratação, ao contrário, vai minimizar, uma vez que vai “inchar” a pele com agentes umectantes – um dos truques que irei comentar dos “pore minimizer”. Percebi que quando dormia só com ácido, a pele despertava com poros evidentes, enquanto que, ao dormir com o rosto bem hidratado, os poros no dia seguinte estavam mais contraídos e lisos.

E faz sentido, pois de acordo com este estudo a pele tende a perder mais umidade durante à noite, então, nem faço uso de produtos matificantes para uso noturno – com exceção, se for para uma balada – e costumo usar produtos úmidos sobre a pele, que de alguma forma, até reduzem possíveis irritações dos meus ácidos.

Um produto que eu vou testar esta semana é o Paula’s Choice Skin Balancing Pore-Reducing Toner, que é basicamente formado por antioxidantes, anti-irritantes e hidratantes. Uma das funções é restaurar a função normal das células e equilibrar as características normais da pele (excesso de óleo na zona T e hidratação nas áreas menos oleosas ou secas), por isso conta com glicerina, niacinamida e ceramidas:

Eu recomendaria os serum da Estée Lauder, como o Perfectionist Wrinkle Lifting/Firming e Idealist Pore Minimizing Skin Refinisher. Ambos são formulados com muitos antioxidantes e hidratantes, sendo que o primeiro vai agir para melhorar a textura e firmeza da pele e o segundo, age na redução dos poros, desidratação e melhorar a sensibilidade da pele.

A textura de ambos é sedosa, age como um “primer”, com silicones que preenche os poros e linhas finas, e elementos que vão “iluminar” (mica e óxido de ferro) a pele e atenuar instantaneamente os poros. Mas, segundo dois reviews, o Perfectionist (aqui e aqui) me pareceu mais promissor.

Eu usei dois frascos do Idealist e gostei apenas como um hidratante, sem observar melhoras na pele em outros sentidos. Este também é apontando como um produto que pode irritar a pele, mas eu não senti absolutamente nada disso.

Eu tenho hoje o hidratante Neutrogena Oil-Free Acne Stress Control 3-in-1 Hydrating Acne Treatment, com 2% de Ácido Salicílico, e tem funcionando muito melhor que um sérum caríssimo. Além do efeito esfoliativo do Ácido Salicílico já descrito, a textura dele siliconada proporciona um efeito “tensor” discreto nos poros. O diferencial dele, é que não tem álcool e mentol, que você encontra em outros produtos vendidos no Brasil da Neutrogena:

Proteja-se do Sol!!
Se por todos os motivos que você já sabe sobre a radiação solar ser prejudicial à pele, tenha em mente também que o Sol pode tornar seus poros ainda mais evidentes.

No Futurederm diz: “Anos de exposição solar pode dilatar permanentemente os poros. E, como ao longo do tempo favorece a perda de colágeno e elastina, que sustentam os poros, estes começam a esticar cada vez mais.”

A exposição solar aumenta o processo de envelhecimento e com isso ocorra a perda de gordura, colágeno e e elastina na face, ocasionando a flacidez tissular. Isso vem de encontro à sugestão da Dra Baumann no uso de antixodiantes e também, citaria nos estudos dela, no uso de Retinóides e Retinol para aumentar a produção de colágeno e acelerar a renovação celular da pele como forma de “fortalecer” as paredes ao redor dos poros.

Baumann também alerta sobre o “mito” que o sol melhora o aspecto da acne, onde segundo ela, a radiação ultravioleta causa alterações na oleosidade natural da pele e eleva ao aumento do números de cravos.

Eu incluiria ainda que o sol reduz os níveis de Ácido Hialurônico na pele resultando na perda de volume. Eu percebo que após os 40, uma pele foto-envelhecida, os poros parecem ainda piores, aliás, tudo parece pior.

A sugestão para o uso diário é o Laneige Brightening SPF 50+/ PA+++: protetor solar em pó compacto com alta proteção UVA e UVB, que por ter Vitamina C previne a oxidação do sebo ao longo do dia. Há ingredientes também que podem atenuar os poros, como talco, sílica e mica:

Dra. Bailey prescreve retinoides, assim como Ácido Glicólico, Peróxido de Benzoila, além do Ácido Salicílico já comentado. Todos são queratolíticos e eu ainda incluiria o Ácido Azelaico. Alguns agem mais na superfície da pele, favorecendo na redução dos cravos abertos e fechados, porém, a ação antibacteriana do Peróxido de Benzoíla e do Azeláico, por exemplo, melhoram as pápulas e pústulas.

Retinoides como a Tretinoina e Adapaleno são prescritos por médicos para ajudar no funcionamento dos poros e o fluxo de sebo, portanto, converse com o ser dermatologista sobre um protocolo de tratamento com estes ingredientes.

E você poderia saber deles dos seguintes produtos: Retin A Micro (Tretinoina), Vitanol-A (Tretinoina), Epiduo (Adapaleno e Peróxido de Benzoíla) e Dermazelaic (Ácido Azeláico):

O uso de ácidos, como os retinoides, deve ser acompanhado por um dermatologista. O uso inadequado pode deixar a pele com aspecto irritado e não favorecer muito no tratamento dos poros.

Até agora, quase tudo que foi indicado não é especifico para poros, mas para o cuidado geral da pele. Bons hábitos com a pele refletem em poros bem cuidados. Simples.

3 – Corretores de Poros:
Se todos os cuidados ainda não te faz satisfeito diante do espelho, a solução é “maquiar” o problema. Então, você pode preferir os pore minimizer: os famosos produtos que corrigem os poros de forma “instantânea”. Mas te digo que não há nada mágico neles, são bases ou loções compostas por silicones, corantes, pós de argila, hidratantes, antioxidantes e sílicas para disfarçar os poros. Tudo com efeito temporário, como um corretivo, depois que você retira da pele, seus poros ainda estão lá como antes.

Silicones, por exemplo, pode preencher ou alisar os poros e gerar uma aparência menor; hidratantes, confere um efeito inchado para reduzi-los, argila e sílicas, absorvem o excesso de óleo, alguns tem efeito de refração de luz para restringir o brilho natural; antioxidantes, melhoram a firmeza e hidratação da pele e revertem o quadro de oxidação do sebo; renovadores epidérmicos, retiram as células mortas que obstruem os poros, melhoram a textura, alguns, tendem a “irritar” a pele e, assim, ajuda a contrair os poros; mica e óxido de ferro, atuam como difusores óticos e dão aparência mais bonita à pele/poros.

Se alguém questionar que silicones podem ocasionar entupimentos dos poros, segundo Paula Begoun, “a maioria dos silicones são substâncias voláteis. Isso significa que a sua textura inicialmente viscoso evapora-se rapidamente e não penetrar o interior do poro onde acne ocorre.”

Eu não sou fã de produtos para minimizar os poros, porque sempre achei dispendiosos demais para apenas “mascarar” o problema. Prefiro investir em produtos que vão cuidar da pele, e por tabela, melhorar os poros. Tenho certeza que o leitor Roberto, “expert em poros”, irá compartilhar sugestões com todos aqui! 🙂

Eu tenho apenas um matificante, o Sofina Jenne Oil Control Mousse, que por ter silicones e um pó que absorve o brilho, atuam como difusor de luz, gerando um efeito liso à pele e atenuando os poros. Dependendo da quantidade, você reduz uns 80% dos poros:

Como eu já uso muitos produtos com antioxidantes, sílicas e silicones, quando eu quero dar um up na pele, eu aplico uma leve camada do Avon Magix Face Perfector e pronto, tenho uma pele mais apresentável. Ele sozinho não acho tão eficiente, mas conjugado com outros produtos que reduzem o brilho, funciona melhor:

4 – Terapia Fotodinâmica:
Dra. Baumann no livro “Pele Saudável” afirma que nenhum produto tópico ou via oral é eficaz para tratar poros abertos, mas enfatiza que há tratamentos dermatológicos que pode auxilar, como a Luz Intensa Pulsada em conjunto com um medicamento, o que podemos chamar de Terapia Fotodinãmica.

Terapia com luz azul melhora a acne e quando usado com o medicamento tópico Levulan (ácido 5-delta-aminolevulínico ou ALA), atua sinergicamente reduzindo a secreção das glândulas sebáceas, melhorando assim, a oleosidade, o aspecto dos poros e prevenindo a aparecimento da acne.

Um medicamento fotossensibilizante (como o Levulan gel) é aplicado sobre a pele durante um tempo e torna a pele e as glândulas sebáceas sensível à luz, potencializando o efeito da luz que é dirigida ao foco do tratamento. Após cada sessão, a pele pode ficar avermelhada e deve fazer uso de proteção solar forte para evitar queimaduras. Como um método não-evasivo para tratamento de acne e excesso de oleosidade,parece-me uma ótima opção para quem não quer se submeter a um tratamento com Roacutan.

Terapia Fotodinâmica também tem prescrição para rosácea e vasos capilares (telangiectasias) e manchas (fonte). O número de sessões pode variar conforme o tratamento, em médio de quatro a dez, mas não é um tratamento barato. Eu conversei com a minha dermatologista sobre o tratamento, ele disse que tem bons resultados, mas que há necessidade de manutenção.

Só uma recomendação, depois de tantos produtos para tratar, atenuar e camuflar os poros, não esqueça que a limpeza é fundamental!!

Retire bem o filtro solar, a maquiagem e os corretores de poros, é o mínimo que deve fazer no final de um longo dia. Tenha com você lenços antibrilho, os blotting papers, são práticos na hora que o calor fala mais alto e você quer evitar a tentação de lavar o rosto.

Fonte: Dra. Leslie Baumann

OUTRAS NOTÍCIAS