Carlos Lima
Hoje dia 18/01/2018 às 19:54:00

Cinema
Carlos Lima | Publicado em 30/12/2017 às 11:47:56

Dunkirk: Vídeo coloca lado a lado filme de Christopher Nolan e cenas reais

Dunkirk: Vídeo coloca lado a lado filme de Christopher Nolan e cenas reais odas as notícias Matérias Especiais Playlists Slideshows SÉRIES FILMES ONLINE InicialFilmes em cartazNotícias de FilmesNotícias cinema: Personalidades Dunkirk: Vídeo coloca lado a lado filme de Christopher Nolan e cenas reais da Segunda Guerra Mundial Dunkirk: Vídeo coloca lado a lado filme de Christopher Nolan e cenas reais da Segunda Guerra Mundial Por João Vitor Figueira — 30/12/2017 às 09:23 "Eu nunca achei que eu fosse ver aquilo novamente. Foi como estar lá de novo", disse um veterano que esteve nas praias do norte da França durante a Operação Dínamo após assistir ao filme de Nolan.

O perfeccionismo de Christopher Nolan fica evidenciado em um vídeo que compara imagens reais da Segunda Guerra Mundial com cenas de Dunkir, longa-metragem indicado a três prêmios no Globo de Ouro e aposta forte para o Oscar 2018. O vídeo foi editado por um usuário do site Vimeo chamado Titouan Ropert e começa com um depoimento de um veterano de guerra. Assista ao material no final desta notícia.

“Eu nunca achei que eu fosse ver aquilo novamente. Foi como estar lá de novo. Mas foi como se eu pudesse ver meus antigos amigos novamente e muitos deles morreram depois na guerra. Depois disso eu fui com um comboio para o Atlântico Norte e peri tantos amigos”, conta o veterano britânico Ken Sturdy, que foi às lágrimas quando assistiu o Dunkirk pela primeira vez.

Depois de contar histórias sobre heróis encapuzados, lugares distantes da galáxia e as armadilhas da mente humana, em Dunkirk, Nolan realizou pela primeira vez um filme baseado em eventos reais. “Quando eu comecei a pesquisa eu me imergi nisso como se eu fosse fazer um documentário”, disse o cineasta ao descrever como foi tirar o projeto, que desejava realizar há décadas, do papel.

Em entrevista para o site Indiewire, Nolan afirmou que, como britânico, conhecia a história da Operação Dínamo desde a infância. Também conhecida como a Evacuação de Dunquerque ou Milagre de Dunquerque, o evento histórico foi marcado pelo resgate de mais de 300 mil soldados aliados que estavam cercados por tropas nazistas no norte da França e conseguiram cruzar o Canal da Mancha em segurança.

“A forma como contavam a história era simplista e mítica, de certa forma, quase como um conto de fadas”, contou o realizador. “O mais interessante para mim ao fazer este projeto foi que, quanto mais eu descobria sobre [a Operação Dínamo], mais extraordinário me parecia. A realidade é uma bagunça, nada foi tão simples como um grupo de pescadores simplesmente pular nos barcos e buscar as tropas, mas a realidade do que realmente ocorreu naquelas praias e ao longo do canal é realmente uma das grandes histórias”,disse o diretor, o que explica a abordagem de Nolan para o projeto. O cineasta intencionava mostrar, com imagem e som, como era estar lá naquela praia no norte da França e para isso explorou muito bem a linguagem cinematográfica, sem precisar, necessariamente, apelar para a linguagem verbal dos diálogos.

João Vitor Figueira

Comentários

comentários

Veja também