Tempo - Tutiempo.net

Pantera Negra: é um nome forte para a temporada de premiações de 2019

Pantera Negra

Perto de ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão nas bilheterias, Pantera Negra é um nome forte para a temporada de premiações de 2019 e, sabendo disso, a Disney já está preparando uma campanha do filme para o próximo Oscar. Quais serão as chances de indicação do longa dirigido por Ryan Coogler?

“The big prize”, ou seja, o grande marco de ganhar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme em 2019; é isso o que a Disney deseja alcançar com Pantera Negra, segundo entrevista de um diretor executivo da companhia ao Deadline. Será que o longa estrelado por Chadwick Boseman será o primeiro filme adaptado dos quadrinhos a receber uma nomeação na maior categoria das premiações.

Muitos filmes de super-heróis tentaram, mas nenhum conseguiu o feito, nem mesmo Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan, que recebeu indicações em outras oito categorias. Mesmo com a forte campanha que os estúdios devem fazer, uma indicação ao prêmio de Melhor Filme no Oscar 2019 talvez seja muito ousado. Ainda assim, a produção deve receber nomeações em outras categorias, como figurino e fotografia.

Além de já ter recebido duas indicações ao Oscar pelo trabalho em Malcolm X (1992) e Amistad (1997), a figurinista Ruth E. Carter está sendo consagrada pelas vestimentas que remontam à África vistas em Pantera Negra. Rachel Morrison, que se tornou a primeira mulher nomeada na categoria de Melhor Fotografia por Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi (2017), pode ser lembrada pelo trabalho na obra da Disney. Outras indicações possíveis incluem direção para Coogler, design de produção para Hannah Beachler, trilha sonora para Ludwig Göransson e, talvez, algum reconhecimento no campo da atuação, como para Michael B. Jordan.

Com seu impacto cultural e de representatividade ressoando forte ao redor do globo, Pantera Negra deve continuar na boca dos membros da Academia até o período de escolha dos indicados de 2019. Apesar de tudo, precisará quebrar algumas barreiras, pois é um filme de super-herói assim como Logan (2017), que foi bem recebido pela crítica e tomado como ponto de virada para as produções do tipo, mas que recebeu apenas uma indicação ao Oscar 2018.

 

Felipe Ribeiro

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS