Tempo - Tutiempo.net

Relembre filmes, séries e livros que falam sobre epidemias de vírus na ficção

Relembre filmes, séries e livros que falam sobre epidemias de vírus na ficção

Epidemias e pandemias já foram enredos para vários filmes, séries e livros. E a busca por algumas dessas obras tem aumentado, enquanto com o aumento dos casos de coronavírus pelo mundo.

Relembre abaixo dez projetos de ficção, que retratam, histórias com temas como a busca para um antídoto para salvar a população de um vírus desconhecidos e o temor com a transmissão da doença.

‘Contágio’ (2011)

 

 

Dirigido por Steven Soderbergh, “Contágio” foi lançado há nove anos. Na história, Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) retorna Estados Unidos após uma viagem de negócios em Hong Kong. Ela começa a se sentir mal com sintomas de gripe ou outro tipo de infecção, mas acaba morrendo dois dias depois.

Em seguida, outras pessoas começam a manifestar os mesmos sintomas e o vírus se espalha, mas os médicos passam um período sem perceber a gravidade do problema. A população começa a entrar em pânico, enquanto autoridades tentam identificar qual o tipo de vírus e como combate-lo.

‘Epidemia’ (1995)

Lançado em 1995 e dirigido por Wolfgang Petersen, “Epidemia” mostra uma operação do governo para combater um vírus letal desconhecido que atinge uma pequena cidade nos Estados Unidos.

O contágio é rápido e o exército coloca a cidade em quarentena, enquanto um cientista luta contra o tempo para descobrir um antídoto para a cura.

‘Os 12 macacos’ (1995)

 

 

James Cole (Bruce Willis) é um prisioneiro que vive em um abrigo subterrâneo sob as ruas de Filadélfia e é colocado em uma missão para voltar no tempo para tentar impedir uma epidemia viral que aniquilou quase a população da terra 30 anos antes. A ideia é que a viagem ao passado ajude os cientistas a desenvolver a cura.

Brad Pitt e Bruce Willis em cena de "Os 12 macacos" — Foto: Universal Pictures
Brad Pitt e Bruce Willis em cena de “Os 12 macacos” — Foto: Universal Pictures

‘Deranged’ (2012)

O filme sul-coreano do cineasta Jeong-woo Park retrata a expansão de uma epidemia que parece ter a água como fonte de contágio.

Com o passar do tempo, os corpos são encontrados em lugares como rios, lagos ou fontes. Jae-hyeok, um vendedor de uma companhia farmacêutica, tenta descobrir o que esta acontecendo, por conta própria, após descobrir que sua família começa a apresentar os sintomas da doença.

‘A dança da morte’ (série de 1994 e livro de 1978)

Gary Sinise e Ray Walston em cena de “A dança da morte” — Foto: Divulgação
Gary Sinise e Ray Walston em cena de “A dança da morte” — Foto: Divulgação

A série americana “A dança da morte” foi lançada em 1994 e é baseada no romance do escritor Stephen King, responsável também pelo roteiro do projeto em vídeo.

A série se passa em um mundo devastado por um vírus sintético após uma grande ruptura acidentalmente de uma instalação militar. O vírus, que provoca uma gripe severa, mata os infectados em dois dias, mas algumas pessoas se mostram imunes.

O romance pós-apocalíptico de horror/fantasia que deu origem à série foi lançado em 1978.

‘Sentidos do Amor’ (2011)

O filme “Sentidos do amor” tem direção de David Mackenzie e mostra a história de uma epidemiologista e de um chef de cozinha que começam a se conhecer em meio a uma estranha epidemia que faz com que as pessoas infectadas comecem a perder os cinco sentidos.

Enquanto a paixão do casal aumenta, a epidemia se espalha ao redor do mundo.

‘Ensaio Sobre a Cegueira’ (filme de 2008 e livro de 1995)

Lançado em 2008, o filme “Ensaio Sobre a Cegueira” é uma adaptação do livro homônimo de José Saramago e conta a história de uma cidade atacada por uma epidemia de uma doença misteriosa que deixa as pessoas cegas. Os infectados são colocados em quarentena em uma instalação vigiada por soldados armados.

O livro de José Saramago, lançado em 1995, narra a história da epidemia de cegueira que se espalha por uma cidade, causando um grande colapso na vida das pessoas e abalando as estruturas sociais.

‘O Enigma de Andrômeda’ (1972)

Gravação de "O Enigma de Andrômeda" — Foto: Larry Barbier/MPTV
Gravação de “O Enigma de Andrômeda” — Foto: Larry Barbier/MPTV

Uma cidade no México á atingida por um satélite que cai do espaço e traz para planeta um microrganismo que mata quase toda a população da região.

Uma equipe de cientistas americanos corre contra o tempo para tentar encontrar a cura para a doença, temendo que o vírus se espalhe por toda a população dos Estados Unidos.

‘A Gripe’ (2013)

O filme mostra a história de uma região, em Seul, que está passando por uma epidemia devastadora após um homem morrer em decorrência de um vírus desconhecido.

Sendo tratada sem a relevância necessária em seu início, a doença começa a se espalhar e, em pouco tempo, centenas de pessoas são atingidas pelo vírus, que mata em 36 horas. Enquanto isso, um especialista procura uma vacina para tratar a doença.

‘A peste’ (livro de Albert Camus)

O livro escrito em 1947 pelo franco-argelino Albert Camus narra a história de uma pequena cidade da costa argelina, na década de 1940, onde a vida dos habitantes segue sua rotina até que milhares de ratos começam a surgir do subterrâneo — e a morrer aos milhares.

Logo as pessoas também começam a pegar a doença — e seu destino é, em muitos casos, o mesmo.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS