Tempo - Tutiempo.net

22 de agosto: Dia do Folclore

Os mitos e as lendas brasileiras são compartilhados de geração a geração. O costume mantém a valorização de elementos típicos do folclore brasileiro, cuja comemoração é lembrada neste sábado, 22 de agosto. Na manhã de hoje, 21, alunos e professores do Centro Social Mãe da Providência, situado no bairro Mangabeira, realizaram sua primeira caminhada do folclore.

Cerca de 110 estudantes do 1º ao 5º ano participaram da caminhada que saiu da escola e percorreu um trecho da avenida Fraga Maia. Os alunos foram separados em grupos que representaram personagens conhecidos da cultura popular brasileira, trajando fantasias e ao som de músicas.

“Mesmo ensaiando tanto, ainda ficamos ansiosos e com receio de errar algum passo”, revela a aluna Claudiele Ferreira de Jesus, de 10 anos. “Acho o folclore muito divertido, nós aprendemos muito sobre as lendas aqui na escola. A história que eu mais gosto é a do Boitatá”, conta.

A professora Cleide Rodrigues Alves Gonçalves, diretora da escola, garante que todos os alunos se envolveram com a proposta. “Eles se divertem muito, estão tão acostumados a realizarem apresentações assim que nos cobram a realização de mais eventos para que eles possam participar”, relata. “Se a gente deixar de fazer esse tipo de trabalho, a cultura acaba sendo esquecida, precisamos demonstrar para as crianças a importância do folclore e dos seus valores”, destaca Cleide.

Secom/Feira

OUTRAS NOTÍCIAS