Tempo - Tutiempo.net

Com reparos de R$ 200 mil e cortina anti-chamas, Teatro Sesc Casa do Comércio é reaberto após incêndio

Cortinas do Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, têm tratamento anti-chamas (Foto: Egi Santana/G1 BA)

Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, será reaberto neste sábado (22), após passar por reparos que custaram R$ 200 mil. O espaço cultural ficou fechado por cerca de quatro meses para reforma, por conta de um incêndio que atingiu o local no mês de março deste ano.

Conforme o resultado da perícia, o fogo começou no refletor do palco, atingiu a cortina e acabou destruindo objetos, entre eles, os equipamentos eletrônicos. As chamas não se alastraram para outros espaços do teatro.

Como o fogo atingiu a cortina, a assessoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), responsável pelo teatro, informou que, com a reforma, foram instaladas novas cortinas com tratamento anti-chamas, como forma de melhoria no sistema de segurança do local.

Durante os quatro meses que ficou fechado, entre peças, shows, academias de ballet e outros eventos, aproximadamente 30 apresentações deixaram de ser realizadas no espaço.

Apesar do cancelamento de eventos, a assessoria responsável pelo local informou que como o Sesc é uma instituição sem fins lucrativos, não se aplica o prejuízo financeiro. A perda se deu pelo número de espetáculos que deixaram de ser realizados e número de espectadores que não foram atendidos.

Mesmo reabrindo no segundo semestre de 2017, até o final do ano o espaço já tem confirmados diversos espetáculos, além de estar negociando para a realização de outros. Contudo, a assessoria não detalhou o número de apresentações já confirmadas para este ano.
Para a estreia deste sábado, o Teatro Sesc Casa do Comércio, vai contar com um concerto do grupo sergipano Samba de Pareia da Mussuca, que se apresenta por meio do projeto Sonora Brasil, do Sesc, com o tema “Na Pisada dos Cocos”. O evento será às 17h, aberto ao público e gratuito.

Incêndio

Um princípio de incêndio atingiu o Teatro Sesc Casa do Comércio no dia 18 de março deste ano, pouco antes da apresentação do espetáculo “A Bofetada”, da Companhia Baiana de Patifaria. Ninguém ficou ferido.

A perícia realizada na época constatou que o fogo começou em um dos refletores do palco e atingiu a cortina. As chamas destruíram outros objetos, como revestimentos plásticos, decoração, carpete e equipamentos eletrônicos. Desde o incidente que o local passava por reformas.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS