Tempo - Tutiempo.net

Escolas destaques do segundo dia do carnaval do Rio

Da esquerda para a direita: Unidos da Tijuca, Portela, União da Ilha, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor (Foto: Marcos Serra Lima e Alexandre Durão/G1)

Beija-Flor de Nilópolis, União da Ilha do Governador e Salgueiro se destacaram no último dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. Unidos da Tijuca, Portela e Imperatriz Leopoldinense também desfilaram pela Sapucaí.

A Beija-Flor levou para a avenida sua crítica à desigualdade social e a todas as formas de intolerância. Última a entrar na Sapucaí, a escola foi seguida por uma multidão na avenida, representando o carnaval de rua.

A União da Ilha prestou uma homenagem à culinária brasileira, com carros luxuosos, e o Salgueiro fez um tributo às mulheres negras.

Em busca de seu décimo título, após nove anos sem vencer, a Acadêmicos do Salgueiro fez um tributo às mulheres negras e buscou inspiração em um enredo que homenageou Xica da Silva, há 55 anos.

Os músicos da bateria se vestiram de faraós negros, com os rostos pintados de tinta preta. À frente estava a rainha Viviane Araújo como Hatshepsut, uma rainha-faraó do antigo Egito.

A Unidos da Tijuca abriu o último dia de desfiles no Rio exaltando o ator, diretor e escritor Miguel Falabella, com o enredo “Um coração urbano: Miguel, o arcanjo das artes, saúda o povo e pede passagem”.

Uma das campeãs de 2017, quando dividiu o título com a Mocidade, a Portela levantou a Sapucaí com um enredo sobre refugiados. Segunda escola na avenida, a Portela chegou à concentração com gritos de “é campeã” e contagiou a arquibancada, que cantou o samba durante todo o desfile.

A Imperatriz Leopoldinense misturou realeza e ciência natural no desfile sobre os 200 anos do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O carnavalesco Cahê Rodrigues se inspirou no filme “Uma noite no museu” e levou para a Sapucaí insetos, aves, fósseis e meteoros.

cljornal/G1 Rio

 

OUTRAS NOTÍCIAS