Tempo - Tutiempo.net

Museu de Nova York dedicará exposição a instrumentos do rock and roll

Imagem de 15 de abril de 2013 mostra Chuck Berry em show em Montevidéu, no Uruguai — Foto: Pablo Porciuncula / AFP Photo

O Museu Metropolitano (MET) de Nova York apresentará a partir do dia 8 de abril a maior exposição em um museu de arte dedicada totalmente aos icônicos instrumentos do rock and roll, informou a instituição nesta terça-feira (12) .

A exibição “Play it Loud: Instruments of Rock and Roll” contará com mais de 130 instrumentos de entre os anos 1939 e 2017, que foram tocados por lendários artistas como o cantor Chuck Berry, pioneiro do gênero, conhecido como “o pai do rock”.

Outras estrelas que marcarão presença através de seus instrumentos são Eric Clapton, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Lady Gaga, Elvis Presley, Prince, Bruce Springsteen e Ringo Starr, entre muitas outras estrelas.

O público terá a chance, por exemplo, de ver a “Blackie”, como Clapton chamava sua guitarra, ou a “Love Drops” de Hendrix, pintada pelo próprio artista, e a Frankenstein de Eddie Van Halen ou a “Lobo” de Jerry García.

“Play it Loud: Instruments of Rock and Roll” explorará um dos movimentos mais influentes do século XX e os objetos que tornaram a música possível, como a primeira guitarra elétrica que Berry tocou de 1957 até cerca de 1963 e usada para gravar “Johnny B. Goode”, uma das canções míticas do artista, que morreu em março de 2017 aos 90 anos.

Também será exposta a guitarra de Keith Richard, dos Rolling Stones, conhecida por ter sido usada quando o grupo se apresentou no Ed Sullivan Show em 1956 e depois pintada à mão pelo próprio guitarrista.

O público que comparecer ao Museu Metropolitano também poderá ver o contrabaixo de James Jamerson, provavelmente usado em muitos dos sucessos da gravadora Motown, ou o piano, feito à medida para Lady Gaga, que a cantora usou durante sua interpretação de “Artpop”, no Tonight Show com Jimmy Fallon.

A exposição, organizada por temas e em conjunto com o Salão da Fama do Rock and Roll, também mostrará como os artistas criaram seus sons individuais.

Haverá cartazes, peças de roupa e vídeos de apresentações que ilustrarão componentes fundamentais do estilo visual do movimento musical e seu impacto.

“A ‘Play It Loud’ celebra um capítulo de formação da arte e da cultura no século XX e os extraordinários objetos que serão mostrados expressam a inovação, a experimentação, a paixão e a rebeldia no coração do rock and roll”, declarou Max Hollein, diretor do museu.

Em novembro, a exposição viajará para o Salão da Fama do Rck and Roll em Cleveland, Ohio.

Agência EFE

OUTRAS NOTÍCIAS