Tempo - Tutiempo.net

Secretário-executivo assume o Ministério da Cultura como interino

João Batista de Andrade

Secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), João Batista de Andrade vai assumir a função de ministro interino, ocupando o lugar de Roberto Freire, que entregou o cargo após a crise provocada pela delação de executivos da JBS.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira — como prevê o regimento do MinC, cabe ao secretário-executivo assumir o cargo em caso de vacância do titular. Escritor, roteirista e cineasta nascido em Minas Gerais, Batista chegou ao MinC em dezembro do ano passado.

Tanto a chegada como a saída de Freire do MinC se devem a acontecimentos similares: dois escândalos públicos gerados por grampos telefônicos.

Em novembro de 2016 ele assumiu o ministério após a saída de Marcelo Calero — o antecessor havia gravado o presidente Temer e o ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Agora Freire entregou sua carta de demissão a Temer um dia após a revelação de um novo grampo, desta vez registrando conversas comprometedoras entre Temer e o empresário Joesley Batista, da JBS.

Freire declarou, na quinta-feira passada, que a sua decisão era “irrevogável” por conta dos “últimos acontecimentos e a instabilidade política” causada por fatos que envolvem diretamente a “Presidência da República”, disse o então ministro, sem citar nominalmente Temer.

O Globo

OUTRAS NOTÍCIAS