Tempo - Tutiempo.net

Semana de Museus que está sendo realizada em todo o Brasil

No Dia do Museu, Parque do Saber discute novas demandas da museologia

Discutir uma aproximação dos museus com seus públicos tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões. Esta foi a proposta da 16ª Semana de Museus que está sendo realizada em 1.130 instituições de todo Brasil, até o dia 20 de maio. Em Feira de Santana, o Parque do Saber também participou da programação, promovendo palestra e mesa redonda sobre o assunto, na manhã desta sexta-feira, 18, dia internacional do museu.

O Parque do Saber Dival da Silva Pitombo se insere pela terceira vez na programação nacional do evento que é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “A gente está falando de uma tema especialmente que trata de tecnologia, novos públicos, inovação e ciência, que é a nossa missão maior. É um tema muito oportuno”, disse o diretor do Parque do Saber e chefe da divisão de Difusão Científica da Fundação Egberto Costa, autarquia que administra o equipamento, Basílio Fernandez.

“Naturalmente os Museus estão se adaptando, porque se ele não se adaptar ao digital ele acaba sendo colocado de lado. E não é só uma questão de exposição, mas também administrativa, de gestão da informação. É uma demanda dos museus não só digitalizar seu acervo mas, além disso, estabelecer sistemas de informação, de busca e gerenciamento, de forma que você consiga recuperar esse acervo a partir de sistemas eletrônicos”, disse o museólogo Rubens Ramos  que participou da mesa redonda ao lado de Alex Coelho e o professor do curso de cinema da UFRB Adriano oliveira.

Estiveram presentes no evento o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho  e o Prefeito de Feira de Santana Colbert Martins.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS