Tempo - Tutiempo.net

XIV Festa do Vaqueiro de Ipuaçu teve forró e cavalgada

A chuva fina que caiu no distrito Governador João Durval Carneiro na manhã deste domingo (19) inspirou ainda mais os tradicionais aboios – cantos entoados pelos vaqueiros para tocar o gado pelos pastos. Dezenas deles marcaram presença na Cavalgada da XIV Festa do Vaqueiro de Ipuaçu.
A cavalgada, considerada o ponto alto da festa, partiu da Fazenda Pedra da Canoa. Durante o trajeto o número de participantes foi crescendo, até a chegada a sede do distrito, com mais de 100 vaqueiros oriundos de diversas localidades. A programação da XIV Festa do Vaqueiro foi iniciada na sexta-feira (17) com a celebração de uma missa.
No sábado (18), o forró tomou conta da praça principal, com shows da banda Capim Molhado, de Baiá e Seus Teclados e Pedrinho dos Oito Baixos. No domingo (19), a festividade começou no início da tarde, com shows das bandas Mania de Paquerar, Forró com Mel, Mulher do Patrão e Vaqueirama.
O idealizador do evento, Jurandy Carvalho, explica que a festa começou devido a necessidade de um evento cultural no distrito. “Começou como cavalgada há 18 anos, mas quatros anos depois surgiu a Festa do Vaqueiro, e entrou para os festejos do calendário do município”, conta. Ele lembra que a festividade acontece no mês de maio para celebrar também o aniversário do distrito. “Este ano a sede completou 30 anos no dia 8 de maio. E no sábado, dia 18, Ipuaçu completou 154 anos”, informa. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS