Tempo - Tutiempo.net

BOEUF BOURGUIGNON NA PRESSÃO

Foto: Panelinha

INGREDIENTES

500 g de músculo

2 folhas de louro

½ xícara (chá) de vinho tinto

4 ramos de tomilho

MODO DE PREPARO

Corte o músculo em cubos médios de cerca de 3 cm e transfira para uma tigela. Junte as folhas de tomilho, o louro e o vinho. Leve à geladeira para marinar por, no mínimo, 1 hora (se preferir, deixe a carne marinando na noite anterior ao preparo).

Esta receita é do capítulo A máquina do tempo do livro Só para Um.

 

PARA COZINHAR

INGREDIENTES

1 cenoura

1 talo de salsão (sem as folhas)

200 g de cogumelos-de-paris frescos

½ cebola

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de bacon em cubos (25 g)

½ colher (sopa) de extrato de tomate

1 colher (sopa) de farinha de trigo

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

salsinha picada a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Descasque e corte a cenoura em meias-luas grossas; descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho; lave, seque e corte o salsão em fatias grossas, na diagonal.

Sobre outra tigela, passe os cubos de carne por uma peneira, pressionando bem com uma espátula para escorrer a marinada — no total, você vai precisar de 1 1⁄2 xícara (chá) do líquido para cozinhar o ensopado. Se necessário, complete com água.

Volte a carne para a tigela da marinada (nem precisa lavar), tempere com sal e pimenta a gosto, salpique com a farinha e misture com as mãos para envolver todos os cubos — essa técnica se chama singer e serve para engrossar o molho.

Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os cubos de carne, em etapas, sem amontoar — se colocar tudo de uma vez só, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar e o resultado será um ensopado menos saboroso. Transfira a carne dourada para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio, acrescente o bacon e mexa até começar a dourar. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Adicione o alho, o extrato de tomate e mexa por 1 minuto. Junte a cenoura e o salsão, regue com o líquido reservado da marinada (com as ervas) e misture bem para incorporar o sabor do refogado. Volte a carne para a panela e tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem.

Tampe a panela de pressão e aumente o fogo. Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 25 minutos em fogo baixo. Enquanto isso, com um pano de prato úmido (ou papel-toalha), limpe os cogumelos — evite lavar sob água corrente, eles absorvem a água e perdem sabor. Corte cada cogumelo ao meio (se estiverem muito grandes, corte em quartos).

Após os 25 minutos, desligue o fogo da panela de pressão e deixe o vapor sair completamente antes de abrir a tampa. Misture os cogumelos, volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sem tampar. Desligue e sirva a seguir, com salsinha picada.

PARA CONGELAR

Divida em 4 porções individuais, preenchendo até 3⁄4 do recipiente, pois o líquido expande ao congelar. Se for usar saquinhos com fechamento hermético, elimine o ar ao máximo antes de fechar. Deixe amornar um pouco e leve à geladeira para terminar de esfriar, antes de colocar no congelador ou freezer.

PARA DESCONGELAR

Deixe descongelar na geladeira por no mínimo 7 horas antes de aquecer. Se decidiu recorrer ao boeuf bourguignon congelado sem se planejar, coloque diretamente na panela, tampe e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 8 minutos, até descongelar. Acrescente salsinha picada antes de servir. Outra opção: leve ao micro-ondas para aquecer por 5 minutos, mexendo na metade do tempo para que descongele por igual.

Rita Lobo

OUTRAS NOTÍCIAS