Carlos Lima
Hoje dia 23/07/2019 às 03:27:36

Curiosidades
Carlos Lima | Publicado em 22/06/2019 às 11:17:38

Cientistas trazem respostas sobre misteriosas aves gigantes de Nazca, no Peru

Cientistas trazem respostas sobre misteriosas aves gigantes de Nazca, no Peru © Foto: monikawl999/Pixabay

Aves representadas em formas de geoglifos foram identificadas com base em impressões gerais ou alguns traços morfológicos de cada figura.

Os mistérios das linhas de Nazca finalmente podem ser resolvidos. Isso porque um estudo identificou os pássaros desenhados nas grandes marcas da cidade peruana.

Conforme especialistas, essas marcas poderiam estar ligadas a antigos rituaisdirecionados aos deuses da chuva.

As linhas de Nazca possuem mais de 2.700 formas geométricas, como linhas e imagens de plantas e animais gravadas na areia, sendo consideradas uma proeza da arte que só pode ser vista do ar, conforme artigo da Journal of Archaeological Science.

Essas imagens foram esculpidas em um deserto peruano e têm gerado diversas explicações sobre seu propósito, entretanto, ninguém sabe o que realmente as imagens retratam.

Aves gigantes na cidade de Nazca
© SPUTNIK / MARIA VASHUK
Aves gigantes na cidade de Nazca

Para resolver o mistério, os pesquisadores da Universidade de Hokkaido estudaram 16 imagens de pássaros, revelando a real espécie dos esboços, conforme o tabloide britânico Daily Mail.

Curiosamente, os pássaros, que foram desenhados com 370 metros de comprimento cada, não viviam no deserto de Nazca, e foram criados especificamente a partir de uma linha esculpida.

Geoglifo das linhas de Nazca
© FOTO : EDA M., YAMASAKI T., SAKAI M. JOURNAL OF ARCHAEOLOGICAL SCIENCE: REPORTS
Geoglifo das linhas de Nazca

Masaki Eda da Universidade de Hokkaio e outros profissionais analisaram 16 imagens que constam nos geoglifos com os pássaros reais, com o objetivo de identificá-los.

“Até agora, as aves nestes desenhos foram identificadas com base em impressões gerais ou traços morfológicos presentes em cada figura”, disse o professor Eda, ressaltando que as formas e tamanhos dos bicos, cabeças, pescoços, corpos, asas, caudas e patas dos pássaros foram observados de perto e comparados com as aves atuais no Peru.

Um fato que impressiona é que, apesar das existências das aves identificadas, elas são encontradas em diferentes partes do Peru de onde os geoglifos foram esculpidos na paisagem.

“O povo de Nazca que desenhou as figuras poderia ter visto pelicanos enquanto se reuniam para comer na costa”, disse Eda.

Os geoglifos representam pássaros como o beija-flor, condor-dos-andes e flamingos, entretanto, essas figuras não possuíam características requeridas para confirmar essa identificação.

Contudo, os pesquisadores descobriram que essas figuras eram inconsistentes com as modernas aves peruanas para justificar uma nova interpretação do significado pretendido.

SPUTNIK

Comentários

comentários

Veja também