Tempo - Tutiempo.net

Curiosidades da Copa: De onde veio o termo “zebra”?

Você já deve ter ouvido esse termo várias vezes, e também provavelmente já disse “ih, deu zebra” depois de algum jogo, certo? De tanto falar, provavelmente se acostumou com ela. Mas será que você sabe da origem do termo? Tem ideia de qual é a real história da expressão?

Hoje, nós vamos te contar! O significado, diferente da história, você provavelmente já conhece: “deu zebra” é sinônimo de resultado inesperado,  que normalmente rola quando um time pequeno vence um grande.

A história do futebol está cheia de momentos assim, mas de onde será que teria vindo a origem do termo? Por que um resultado que pouca gente espera é justamente chamado por aquele animal listrado que corre pelas selvas africanas? A explicação é bem brasileira!

A ORIGEM DO TERMO “ZEBRA” NO FUTEBOL

Para entender de onde veio o termo “zebra” no futebol, precisamos falar do Gentil Cardoso.

Gentil Cardoso foi o lendário técnico de futebol que inventou o termo depois de ser questionado sobre o que poderia acontecer em um jogo entre Portuguesa e Vasco, pelo Campeonato Carioca.

O Vasco não estava muito bem naquele campeonato, e o treinador pernambucano respondeu que o jogo “poderia dar zebra”. A explicação é simples: a zebra é um animal que não existe entre os 25 citados no jogo do bicho, criado pelo Barão de Drummond no fim do Século XIX. O que Gentil quis dizer quando falou que “poderia dar zebra no jogo” é que algo realmente inesperado tinha chances de acontecer – e aconteceu.

Em 23 de julho de 1964, Vasco e Portuguesa se enfrentaram nas Laranjeiras. Mário abriu o placar para a Lusa com apenas dez segundos de jogo. Segundo o site FutRio: “Inaldo ainda empatou para os vascaínos, mas Tião selou a vitória rubro-verde no segundo tempo. A surpresa fez com que os jornais estampassem, no dia seguinte, a surpresa pelo resultado. Falou-se em “catástrofe vascaína”, já que o time não tinha vencido nenhum de seus quatro jogos até ali. Mas, para os insulanos, foi a glória.”

Depois disso, o termo “zebra” se popularizou, assim como outras expressões criadas pelo Gentil Cardoso, como “Futebol é uma caixinha de surpresas”, “Quem se desloca, recebe, quem pede, tem preferência”, “Treino é treino, jogo é jogo” e “Quem não faz, leva”.

E aí, curiosidade sanada sobre a origem do termo “zebra” no futebol?

Maria Confort

OUTRAS NOTÍCIAS