Tempo - Tutiempo.net

Descoberto grande dente de megalodonte, o maior tubarão que já existiu

© Foto / Domínio público /Mary Parrish

O Departamento do Meio Ambiente das Ilhas Cayman anunciou a descoberta de um dente gigante pré-histórico de uma espécie de tubarão e que pode ter pertencido a um megalodonte (Otodus megalodon).

Segundo a instituição, o fóssil tem 10,25 centímetros de comprimento.

Acredita-se que o agora extinto megalodon foi o maior tubarão a ter vagueado pelos oceanos, com adultos medindo entre 15 e 18 metros.

“Isso é três vezes mais do que o comprimento de um grande tubarão-branco adulto e cerca de seis vezes mais que o maior tubarão-bico-fino”, declarou o departamento.

Segundo o Museu de História Natural de Londres, alguns dos fósseis mais antigos têm cerca de 20 milhões de anos. Os maiores dentes de megalodonte já encontrados medem até 18 centímetros, fazendo com que o recentemente descoberto nas Ilhas Cayman seja relativamente pequeno em comparação.

This massive shark tooth – believed to belong to the extinct megalodon (Otodus megalodon, previously known as…

Posted by Cayman Islands Department of Environment on Monday, February 10, 2020

 

Especialistas acreditam que os megalodontes se alimentavam de grandes peixes e até baleias, escreveu Newsweek.

De acordo com o departamento, pensa-se que essa espécie tenha se extinguido no final do período do Plioceno, há aproximadamente 3,5 a 2,6 milhões de anos.

Embora não se saiba exatamente o que desencadeou a sua extinção, alguns cientistas sugerem que o seu desaparecimento pode ter sido culpa de um rival mais jovem – o grande tubarão-branco, que apareceu pela primeira vez no registro fóssil há cerca de 6 milhões de anos.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS