Tempo - Tutiempo.net

Irã dará resposta a qualquer trama dos EUA

© AP Photo / Agência de Notícias Fars, Mahdi Marizad

Qualquer trama dos EUA contra o Irã será recebida com retaliação, afirmou nesta sexta-feira (20) o conselheiro militar do líder iraniano Ali Khamenei, major-general Yahya Rahim Safavi, indica mídia local.

“Se os americanos pensam em qualquer trama, a nação iraniana responderá a partir do Mediterrâneo, ao mar Vermelho e ao oceano Índico”, afirmou Safavi, que é também um dos altos comandantes da Guarda Revolucionária.

De acordo com o comandante, qualquer movimento anti-iraniano transformaria a região, sublinhando que a política de Teerã é destinada a criar paz e segurança duradouras.

No sábado passado, duas refinarias da petrolífera estatal saudita Saudi Aramco foram atingidas por drones, resultando em incêndios e paralisando a produção diária de petróleo bruto. O movimento iemenita Houthis rapidamente reivindicou a responsabilidade pelos ataques.

Tensões entre Teerã e Washington

Apesar disso, os Estados Unidos e a Arábia Saudita atribuíram a culpa pelos ataques ao Irã. Teerã rejeitou fortemente as acusações, considerando-as “inaceitáveis e totalmente infundadas”.

As tensões entre Teerã e Washington se intensificaram em meio a reivindicações dos EUA sugerindo cumplicidade iraniana nos ataques da semana passada contra refinarias sauditas.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS