Tempo - Tutiempo.net

Japão diz monitorar Coreia do Norte após novos testes de Pyongyang

Japão diz monitorar Coreia do Norte 'de perto' após novos testes de Pyongyang. Foto: © REUTERS / Kim Hong-Ji

O governo do Japão disse nesta segunda-feira (9) que está monitorando de perto as ações norte-coreanas após detectar um teste “muito importante” realizado por Pyongyang no campo de lançamento de satélites de Sohae.

No domingo (8), a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA informou, citando a Academia Norte-Coreana de Ciência de Defesa Nacional, que o teste havia sido realizado no dia anterior e mudaria significativamente a posição estratégica do país no futuro próximo.

Segundo divulgou a emissora japonesa NHK, o governo japonês acredita que o teste norte-coreano poderia envolver mísseis balísticos.

Um funcionário do Ministério da Defesa do Japão disse à NHK que a Coreia do Norte pode estar tentando aumentar o alcance de seus mísseis balísticos e que Tóquio está preocupada com possíveis novos testes de mísseis norte-coreanos.

Desde 2018, houve melhorias na situação da Península Coreana, que vivia sob tensão devido aos múltiplos testes nucleares e de mísseis de Pyongyang. Durante o ano, o líder norte-coreano Kim Jong-un manteve conversas diretas com os presidentes da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

Apesar disso, a negociação não avançou em 2019 devido e não houve medidas específicas pela desnuclearização sendo retomada a rotina de testes com mísseis.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS