Tempo - Tutiempo.net

Jequitiranaboia um inseto brasileiro

Este inseto vive basicamente em florestas tropicais, mas às vezes aparece em cidades atraído pelas luzes urbanas

O quinto “Que palavra é essa?” desafiou os internautas sobre o significado de “jequitiranaboia”. Com 15 letras e uma pronúncia confusa, os palpites foram os mais variados.

Acertou quem disse que a palavra representa o nome de um inseto brasileiro! Com 50% dos votos a resposta certa disparou à frente das opções “espécie de serpente venenosa”, que recebeu 30%, e “barco que navega no rio Xingu”, com 20% dos votos.

A dúvida, no entanto, permaneceu entre os internautas. Alguns afirmaram que o inseto é “parente” da cigarra; outros disseram que o animal é venenoso e pode ser confundido com uma cobra.

Na verdade, o jequitiranaboia (Fulgora laternaria) é um inseto inofensivo, que chega a medir sete centímetros de comprimento.

Com olhos pequenos e asas amareladas, a espécie é conhecida por cobra-voadora, cobra-do-ar e cobra-de-asa, mas a relação com a serpente se deve apenas à aparência do inseto, já que o formato da cabeça lembra a do réptil.

Opção preferida na dieta das aves, dos mamíferos, dos répteis e dos anfíbios, a jequitiranaboia ocorre na América do Sul e em grande parte do território Brasil.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS