Tempo - Tutiempo.net

Merkel nomeia governadora como número 2 do partido

A chanceler alemã Angela Merkel com Annegret Kramp-Karrenbauer, durante encontro com líderes do partido em Berlim no dia 19 de fevereiro (Foto: Markus Schreiber/AP)

A chanceler alemã Angela Merkel designou Annegret Kramp-Karrenbauer para o posto de número dois do partido conservador União Democrata-Cristã (CDU), o que a posiciona como sua possível sucessora, informaram fontes do partido à mídia alemã e a agências como a AFP.

Kramp-Karrenbauer, de 55 anos, atual chefe de Governo do estado regional de Sarre, muito próxima a Merkel, se tornará nesta segunda-feira a secretária-geral da CDU, no lugar de Peter Tauber, de 43 anos, que renunciou ao posto por motivos de saúde.

Conhecida como a “Merkel de Sarre”, Kramp-Karrenbauer é apontada pela imprensa alemã como a favorita da chanceler para a sua sucessão.

As duas compartilham a mesma linha política de centro, criticada pela ala mais à direita do partido, que deseja uma guinada conservadora para enfrentar o avanço da extrema-direita na Alemanha.

Kramp-Karrenbauer deve assumir oficialmente o posto de Tauber durante o congresso excepcional da CDU, no dia 26 de fevereiro em Berlim.

AFP

OUTRAS NOTÍCIAS