Tempo - Tutiempo.net

NASA revela foto de ‘jato gigante’ em asa de avião.

CC0 / Robert Sullivan / Boeing B-52H "Stratofortress"

Durante um voo recente de Munique para Singapura, os passageiros de um avião puderam ser testemunhas de um incrível fenômeno atmosférico: um ‘jato gigante’ por cima da aeronave.

O fotógrafo Hung-Hsi Chang captou essa bela exibição da janela do avião, e a NASA publicou a imagem como a Foto Astronômica do Dia.

“Ao voar de Munique para Singapura no início deste mês [de setembro], um passageiro tirou imagens de uma tempestade passageira e capturou algo inesperado: um jato gigante”, escreve a agência espacial americana.

“O jato foi capturado em uma única exposição de 3,2 segundos acima de Bhadrak, na Índia”, explica a NASA.

NASA revela foto deslumbrante de raro relâmpago na asa de avião
© NASA . HUNG-HSI CHANG // NASA revela foto deslumbrante de raro relâmpago na asa de avião

Esse fenômeno é uma forma extremamente poderosa de relâmpago que ocorre entre as nuvens e a ionosfera, onde o potencial elétrico é centenas de quilovolts maior que a superfície da Terra, podendo alcançar mais de 70 km (enquanto um raio comum percorre cerca de 10 km), escreve o tabloide britânico Mirror.

“A natureza dos jatos gigantes e a sua possível associação com outros tipos de Eventos Luminosos Transitórios (TLE), como os jatos azuis e os sprites vermelhos, continua sendo um tópico ativo de investigação”, conclui.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS