Tempo - Tutiempo.net

Terra poderia ser engolida por buraco negro dos primórdios.

Terra poderia ser engolida por buraco negro dos primórdios. Foto: © REUTERS / R. Hurt / Caltech

Cientistas afirmaram que um antigo buraco negro localizado a menos de um ano-luz de distância poderia engolir a Terra.

Um artigo publicado pela Universidade de Durham e pela Universidade de Illinois, em Chicago, sugeriu que o antigo planeta invisível próximo ao Sistema Solar, na verdade é um antigo buraco negro.

Essa conclusão pode explicar alguns fenômenos anormais na órbita gravitacional nas áreas externas do Sistema Solar, segundo o tabloide Express.

Após detectar um conjunto de anomalias gravitacionais, os cientistas sugeriram que o Planeta Nove, de fato, pode ser um buraco negro primordial (PBH), criado um segundo depois do Big Bang.

Buraco negro supermassivo no coração da uma galáxia espiral NGC 3147 (imagem artística)
CC BY 4.0 / ESA/HUBBLE, M. KORNMESSER // Buraco negro supermassivo no coração da uma galáxia espiral NGC 3147 (imagem artística)

 

A existência de um buraco negro próximo ao Sistema Solar cria um debate sobre a possibilidade de a Terra e os planetas em torno serem atraídos e engolidos por devorador.

Se a hipótese de um buraco negro for verdadeira e se ele estiver localizado na mesma área que o Planeta Nove, ele estaria a 90 bilhões de quilômetros da Terra, ou seja, a menos de um ano-luz.

Buraco negro supermassivo
ESO/L. CALÇADA // Buraco negro supermassivo

 

De acordo com o astrônomo Jakub Scholtz, a energia irradiada por um PBH, mesmo com uma massa dez vezes maior que a da Terra comprimida em um raio de cinco centímetros, é minúscula.

O professor James Unwin e Scholtz afirmam que para confirmar a existência de um PBH, eles deverão buscar raios gama ou raios cósmicos.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS