Tempo - Tutiempo.net

6 em cada 10 espécies de primatas ‘estão em risco de extinção’ Há 4 horas

Risco de extinção

Nossos parentes biológicos mais próximos – mas enquanto a população humana continua a crescer, a maioria dos nossos colegas primatas agora caminhando rumo à extinção. Essa equipe internacional de cientistas vasculhou os dados de mais de 500 espécies de primatas revelando um cenário ameaçador de crise de extinção. Eles estimam que 60% das espécies primatas estejam ameaçadas de extinção e 75% tenham populações em declínio. Os habitats florestais dos quais esses animais dependem estão sendo destruídos – principalmente para agricultura e extração de madeira. Reverter esse declínio significa examinar cuidadosamente de onde tiramos recursos como madeira, óleo de palma e carne.

A caminho do abatedouro – até agora. Em jaulas, sob frio intenso, cobertas de excrementos, suas vidas seriam curtas, com um final violento. Mas agora esses cães estão indo para novos lares na América do Norte e Reino Unido. Comer cachorros faz parte da cultura de boa parte do Leste da Ásia. Mas uma entidade beneficente persuadiu um criador coreano a fechar sua fazenda. Em vez de pararem num prato, esses dois cães estão a caminho da Grã-Bretanha. Será que serão felizes?

A maioria de nós vê macarrão instantâneo como uma refeição rápida, mas um artista está transformando-o em…bem, arte. Cynthia Suwito “tricota” macarrão como parte de uma instalação performática em uma galeria em Cingapura. Ela diz que seu trabalho é uma reflexão sobre a obsessão do mundo moderno com gratificação imediata. Ela leva três horas para tricotar uma peça de 20 cm. Mmmmm…isso é o que se pode chamar de ter bom gosto em arte.

 

BBC

OUTRAS NOTÍCIAS