Carlos Lima
Hoje dia 19/03/2019 às 16:42:16

Gastronomia
Carlos Lima | Publicado em 08/03/2019 às 09:03:13

Fraldinha de sol com mandioca na manteiga de garrafa.

Fraldinha de sol com mandioca na manteiga de garrafa. Foto: Divulgação

CURA DA CARNE (48 horas antes de comer)

Ingredientes
750g de fraldinha em peça
200g de sal grosso

Modo de preparo:

Salgue a carne, ponha em um recipiente e deixe-a na geladeira por 48 horas. A carne vai desidratando e soltando água. Então, você deve retirar o líquido 3 vezes ao dia. Após esse processo, você a transformou em carne de sol.

MANDIOCA (8 horas antes de comer)

Ingredientes
300g de mandioca
30g de manteiga
Sal
Pimenta do reino
Páprica picante

Modo de preparo:

A mandioca deve estar gelada antes de ir à frigideira. Primeiro, cozinhe a mandioca em água e sal até que fique macia, mas não desmanchando. Escorra bem a água. Transfira a mandioca para um recipiente. Amasse-a com um pilão juntando os outros ingredientes. Quando tiver com a textura de um purê, unte com manteiga um recipiente plástico (pode ser um pote de sorvete, por exemplo), transfira a mandioca e guarde na geladeira por 8h ou até que esteja bem gelada.

COZIMENTO DA CARNE (2 horas antes de comer)

Lave bem a carne e cozinhe em água abundante por 1 hora.

FINALIZAÇÃO (15 minutos antes de comer)

Ingredientes
Manteiga de garrafa (o quanto baste)
Cebola a gosto
Salsinha e coentro a gosto
1 pimenta de dedo-de-moça
1 dose de cachaça

Modo de preparo:

Depois de cozida a fraldinha, corte-a em fatias finas. Corte também a cebola em meia lua. Retire as sementes da pimenta e pique-a em pequenos quadradinhos. Desenforme sua mandioca e corte-a ao meio. Reserve tudo separadamente. Leve uma frigideira ao fogo médio e preencha seu fundo com manteiga de garrafa (não chega nem a meio dedo de manteiga!). Adicione os dois pedaços do seu purê gelado de mandioca. Grelhe por cerca de 5 minutos de cada lado, a depender do fogo. Enquanto isso, em outra frigideira, grelhe sua fraldinha fatiada, também na manteiga de garrafa, a fogo alto, por cerca de 5 minutos. Flambe a carne com a cachaça. Em seguida, adicione a cebola e mexa por uns 30 segundos.

Está pronto! Monte seu prato, usando a criatividade. Não esqueça de coroá-lo com bastante cheiro verde e pimenta dedo-de-moça!

Receita do chef Gustavo Araujo.

Acadêmia da carne.

Comentários

comentários

Veja também