Carlos Lima
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Gastronomia
Carlos Lima | Publicado em 28/07/2018 às 12:30:35

Açafrão dá cor e sabor aos pratos e possui propriedades medicinais

Açafrão dá cor e sabor aos pratos e possui propriedades medicinais AÇAFRÃO ESPECIARIA MEDICINAL

O açafrão é uma planta da família do gengibre, originária da Ásia. Sua utilização mais comum é na forma de tempero, especiaria.

Pode ser chamado também de açafrão-da-terra, cúrcuma, açafrão da Índia e gengibre amarelo.

Mas, além de dar sabor aos alimentos, o açafrão se destaca por oferecer inúmeros benefícios à saúde, especialmente devido à presença da curcumina, um flavonoide que é seu principal componente.

Abaixo, você confere quais são os benefícios comprovados do açafrão, como consumi-lo e ideias de receitas que contam com a especiaria como ingrediente.

6 benefícios do açafrão

Atualmente o açafrão é visto como uma das especiarias mais completas que existe. Vários estudos têm apontado as vantagens que ele oferece para o corpo e para o cérebro. Conheça as principais:

1. O açafrão tem componentes com poderosas propriedades medicinais

Pâmela Miguel, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional de São Paulo, destaca que açafrão ou cúrcuma (como também é bastante conhecido) possui um grande número de compostos com ações benéficas ao organismo, porém é a curcumina, um flavonoide, seu principal componente.

“A curcumina é a responsável pela ação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica”, explica a nutricionista.

2. O açafrão está relacionado à melhoria da função cerebral

“Devido à presença de seus compostos, o açafrão tem papel de aumentar o fator neurotrófico, que é responsável pela multiplicação de neurônios e formação de novas ligações e sinapses entre eles, melhorando, assim, a função cerebral e reduzindo os riscos de doenças como o Alzheimer”, diz Pâmela.

3. O açafrão pode ajudar a reduzir o risco de doenças do coração

Pâmela explica que isso acontece devido à sua potente ação antioxidante, que combate o excesso de radicais livres, causadores do chamado estresse oxidativo (que, por sua vez, está associado às doenças cardiovasculares).

“Além disso, o açafrão tem atuação na redução do LDL (colesterol ruim)”, acrescenta a nutricionista.

4. O açafrão pode ajudar a prevenir o cancro

Pâmela destaca que vários estudos associam o consumo do açafrão com a prevenção do câncer. “Os componentes fitoquímicos do açafrão possuem ação anti-inflamatória, reduzindo a inflamação no organismo, e o desenvolvimento de tumores está relacionado a um meio pró-inflamatório no organismo.

Estudos também indicam que os fitoquímicos presentes no açafrão inibem a proliferação das células cancerígenas”, explica.

5. A curcumina do açafrão pode ajudar a prevenir e tratar Alzheimer

“Devido à sua ação antioxidante, neuroprotetora e antienvelhecimento, a curcumina previne a degeneração cerebral. Estudos também indicam que uma dieta rica em antioxidantes reduz a inflamação que, por sua vez, está associada ao risco de demência e alterações cerebrais”, diz Pâmela.

6. O açafrão tem papel importante na prevenção de diferentes doenças

Pâmela lembra que o açafrão contém um flavonoide, a curcumina, que possui ações anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica.

Tais propriedades fazem com que o açafrão atue na prevenção, não só do câncer, da doença de Alzheimer e de doenças cardiovasculares, mas também: de artrite, alergias, gastrites e diabetes.

Açafrão: como consumir?

Pâmela explica que o açafrão pode ser utilizado como tempero de carnes, peixes, frango. “Também pode ser utilizado em preparações como arroz, sopas, molhos e massas. Ou ainda, pode ser adicionado a sucos naturais.”

De acordo com a nutricionista, o açafrão pode ser combinado com outras ervas secas para ser utilizado como tempero básico no dia a dia. “Algumas sugestões de ervas são: orégano, salsinha desidratada, cebolinha desidratada, alecrim desidratado, alho desidratado”, diz.

“Combinar o açafrão com a pimenta-do-reino é uma boa opção também, pois a piperina favorece a absorção do açafrão”, acrescenta Pâmela.

A nutricionista destaca que, no caso do açafrão na forma de raiz, a quantidade diária ideal é de duas a três rodelas. “Na forma de pó, a quantidade diária ideal é de uma colher de chá ao dia (aproximadamente 5g)”, diz.

Além da culinária: usos medicinais e caseiros do açafrão

A cúrcuma pode ter usos que vão além do fato de dar mais sabor a um prato! Conheça alguns deles:

O açafrão é muito utilizado na medicina Ayurvedica, na forma de chás ou misturados a bebidas quentes como o leite. Pode ajudar a tratar gripes e resfriados, por exemplo. Basta misturar uma pitada de açafrão com uma xícara de leite e uma pitada de açúcar demerara ou mascavo.

Pode ajudar ainda a combater a dor de garganta. Basta polvilhar uma colher (chá) de mel com pitadinhas de cúrcuma e lamber aos poucos a mistura.

O açafrão pode ser usado como um esfoliante natural para a pele, ajudando a remover as células mortas, deixando a pele suave e com brilho. Misture três colheres (sopa) de açafrão em pó com um pouco de água e aplique na parte do corpo desejada. Depois enxague.
A pasta de cúrcuma com mel também pode ser aplicada no rosto e pescoço para esfoliar a pele.

No caso de pequenas queimaduras na pele, cortes ou feridas, o açafrão pode ser um bom aliado devido às suas propriedades anti-sépticas. Misture um pouco de açafrão com gel de aloe vera e aplique no local desejado.

O açafrão pode ser aplicado ainda em calcanhares rachados. Basta misturar uma pitada com óleo de coco e aplicar preferencialmente 15 minutos antes do banho.

Esses são alguns exemplos de receitas caseiras com o açafrão. Vale destacar, porém, que tais receitas não possuem comprovação científica.

O ideal é que o consumo e/ou uso do açafrão seja feito sob orientação de um profissional nutricionista ou médico, para evitar surpresas desagradáveis.

Contraindicações e cuidados

Pâmela explica que a cúrcuma não deve ser utilizada por pessoas que possuem cálculos na vesícula, pois ela aumenta contrações biliares.

“Gestantes e lactantes também devem utilizá-la somente com orientação médica ou nutricional, pois ela pode estimular contrações uterinas”, acrescenta a nutricionista.

“Sua toxicidade é baixa, porém, consumos exagerados (acima de 10g por dia) podem causar sintomas, como náusea, desconforto gástrico, dermatite”, orienta Pâmela.

Alergias específicas à planta também podem existir, de acordo com a nutricionista. Por isso, ainda que o produto seja natural, o ideal é sempre usar/consumir com cautela e, preferencialmente, com orientação profissional.

Onde comprar açafrão?

É possível encontrar o açafrão em lojas especializadas que trabalham com temperos, em mercados, supermercados e até em lojas online.

10 receitas que evidenciam o sabor do açafrão-da-terra

1. Arroz de açafrão: saboroso e simples de fazer, este arroz é uma ótima opção para variar o arroz do dia a dia. Pode ser desenformado e decorado com tomatinhos, salsa etc. Basta usar a criatividade.

2. Risotto de açafrão e mar: a receita leva, além da cúrcuma, miolo de camarão e lula, entre outros ingredientes. Boa pedida tanto para os dias mais frescos como para dias de muito calor e pode, inclusive, ser acompanhado de um belo copo de vinho branco.

3. Arroz selvagem de açafrão, cogumelos e ervilhas: receita simples de fazer e que combina perfeitamente com uma carne, formando uma refeição completa e muito saborosa.

4. Sopa de pimentos amarelos e açafrão: uma sopa com sabor bem intenso e aromática, ideal para quem adora pimentões. Boa pedida especialmente para os dias mais frios.

5. Peixe Espada com molho açafrão e vegetais: receita cheia de cor e sabor, perfeita para quem adora saborear um bom peixe. Dica para um almoço de fim de semana, por exemplo, sendo servido com arroz branco.

6. Risotto de espumante com açafrão e camarão: receita simples, fácil de preparar, mas com um toque de sofisticação e muito sabor! Prato perfeito para quando for receber visitas em casa (desde que se saiba que eles apreciam camarão).

7. Carne picada com castanhas e açafrão: receita simples, mas gostosa e com um sabor todo especial vindo da mistura de açafrão com as castanhas. Pode ser servida com arroz ou somente com uma salada de folhas, por exemplo.

8. Frango tikka masala com arroz de açafrão: este frango é conhecido como provavelmente um dos pratos mais populares da Índia. Combina perfeitamente com um arroz de açafrão, que é preparado de forma supersimples. Uma refeição completa e saborosa!

9. Mignon suíno em massa folheada e arroz com cogumelos e açafrão: uma refeição completa e diferente, ideal, por exemplo, para um jantarzinho na sexta-feira. Os cogumelos casam perfeitamente com o açafrão, deixando o arroz com um sabor marcante.

10. Risoto de açafrão com espetinho de quiabo e bacon: a receita do risoto utiliza açafrão em estigma, caldo de carne e queijo ralado. Os palitinhos são montados de forma simples e o resultado de tudo é uma refeição diferente e muito saborosa.

Agora você já sabe que, além de ser uma especiaria que faz a diferença na hora de preparar bons pratos, o açafrão ou cúrcuma pode trazer diversos benefícios à saúde. Claro que, para isso, deve ser consumido com regularidade e preferencialmente com orientação de um nutricionista ou médico.

Tais Romanelli

 

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