Tempo - Tutiempo.net

Acordos políticos e suas consequências para a nação e o povo brasileiro/ Por Sérgio Jones*

Acordos, o Brasil sangra

Especialistas, analistas, ou seria os sacerdotes dos oráculos talvez não mais de Delfos, das mais variadas tendências ideológicas se debruçaram, recentemente, sobre os seus respectivos alfarrábios para traçarem um perfil da atual conjuntura política do país.

Entretanto se esqueceram de traçar o perfil e o comportamento do eleitor brasileiro, possivelmente por ser este um dos elos mais importantes desta corrente que tantos males têm causado a sociedade, como um todo. Por isso mesmo, este aspecto foi ignorado ou não tem merecido a atenção devida que a situação exige.

Mas vamos ao que preveem os sacerdotes e sacerdotisas de plantão que se arriscam a traçarem prognósticos, nem sempre confiáveis, se levarmos em consideração a gama diversificada de carga ideológica e interesses que tais análises implicam. Nunca é demais alertar que a tão propagada neutralidade axiológica nem sempre hipoteca as possibilidades de existência de ética.

Ao se referirem ao acordo traçado entre o PT e PSB e a aliança com o PSDB e o Centrão, segundo os analistas de plantão, ambos isolando o candidato Ciro Gomes, do PDT, sinalizam para o seguinte aspecto de que esta será a tendência das possíveis coligações que se desenrolarão daqui para frente entre os partidos na disputa eleitoral deste ano.

Outros cunharam o termo “cordão sanitário” no tocante a estratégia adotada pelo PT visando isolar Ciro Gomes e que uma das hipóteses do plano é construir “um arco de apoio para eleger deputados, senadores, governadores para garantir presença no Legislativo e Executivo dos Estados e no Congresso”.

Dentre as inúmeras profecias, destaque para o que eles atestam como aquela que se classifica como desafio maior, este se apresenta na elaboração do trabalho na construção de uma confiança potente, alimentada por um novo patamar democrático. O que significa adotar uma perspectiva urgente, tendo o tema da nova proteção social, proposta política capaz de deslocar o debate.

Na sequência continua chovendo previsões para todos os gostos, principalmente no que concerne a estratégia petista em relação ao candidato Ciro Gomes, que tenta recriar a polarização PT-PSDB na campanha inicial. Para tanto, precisaria diminuir a possibilidade da candidatura Ciro Gomes e atrair o campo de aliados históricos do PT (PCdoB e PSB) e diminuir o índice de intenção de votos de Bolsonaro.

Quanto a este, a candidatura Alckmin tratará de sua desidratação. E que o Centrão oferece uma série de vantagens, inclusive a de possibilitar mais tempo de propaganda na televisão.

Embora estejam em ruínas, os templos e casas fortes que um dia abrigaram os sacerdotes e sacerdotisas do Oráculo de Delfos, localizados na cidade de Delfos (que hoje já não existe), região central da Grécia, há cerca de 2500 anos.

No Brasil, ele continua firme de uma forma revisada. Aconselhando, analisando e fazendo prognósticos para os políticos tupiniquins brasileiros dos mais diversos matizes políticos.
.
Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS