Tempo - Tutiempo.net

Assembleia Legislativa homenageia 112 anos da Grande Loja Maçônica do Amazonas

Homenagem na Assembeia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quinta-feira (22), uma Sessão Especial em homenagem aos 112 anos da Grande Loja Maçônica do Amazonas (Glomam).

Um resgate de fatos históricos e ações sociais que lembram as grandes contribuições da maçonaria para o Amazonas marcaram o evento.

“A influência decisiva da Maçonaria no progresso humano se manifesta ao longo do tempo e em todas as vertentes civilizatórias, especialmente nas áreas humanas e sociais, atuando na política, na economia, na justiça e na cultura dos povos”, lembrou o presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), autor da propositura de homenagem que foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

Em seu discurso, o presidente afirmou que é uma honra para ele poder prestar homenagens à Gloman, mesma entidade a que pertenceu seu avô, e que seu pai e seu genro fazem parte até hoje. Para o Parlamentar a instituição foi, e ainda é, responsável por ações que marcaram a história e o dia a dia da população do Amazonas até os dias de hoje.

Um exemplo, segundo ele, é a própria independência do Amazonas, como província, que antes era submetida a administração do Grão-Pará, mas conquistou independência através de uma atuação histórica da maçonaria. Outro exemplo foi a criação da Fundação Dr. Thomas, em 1909, instituição que até os dias atuais cumpre o seu papel com distinção.

“A maçonaria esteve presente em todos os principais acontecimentos históricos, sempre atuando em defesa da liberdade, da igualdade e da fraternidade, em ações que culminaram no País que hoje vivemos.

É por esses motivos e por tudo que foi alcançado no passado e tudo que a maçonaria pode ajudar a desenvolver nosso Estado que hoje estamos aqui prestando essa homenagem aos seus 112 anos no Amazonas”, disse o presidente.

Presente na Sessão, o deputado Serafim Correa (PSB), que é maçom desde 1969, disse que é uma homenagem “justa e merecida por tudo que a maçonaria fez ao longo de sua história para o Amazonas, para o Brasil e para o mundo”.

“Esta homenagem mereceu aprovação unanime de todos os deputados que reconhecem a importância da maçonaria na nossa história e na nossa vida. Parabéns por tudo que fizeram por nós e por nossos antepassados”, afirmou.

Os deputados Belarmino Lins (PROS), Doutor Gomes (PSD), também prestaram suas homenagens a maçonaria no Amazonas e aos Sereníssimos Grão Mestres Elzio Duarte Alecrim, que liderou a Glomam nos últimos três anos, e ao Fernando Ferreira Lima que vai liderar a Glomam nos próximos três.

Em seu discurso, o Grão Mestre Elzio Duarte Alecrim lembrou dos fundamentos da maçonaria que são baseados, segundo ele, nos ensinamentos do grande arquiteto do universo, que é Deus, e tem como regra a busca pela verdade baseada na lei moral, e tem como princípio a liberdade, igualdade e fraternidade, a paz e a concórdia para a humanidade.

“Em mais de um século a maçonaria do Amazonas vem trabalhando com amor, solidariedade, fraternidade, igualdade, disciplina, hierarquia e senso de unidade extraordinária. A Glomam é uma das mais sólidas e respeitas organizações do Estado”, disse.

Também participaram do evento grandes mestres maçônicos das lojas dos Estados Pará, Roraima, Rondônia, e Acre, além do Procurador Geral do Município, Marcos Cavalcante, representando a Prefeitura de Manaus, e o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Rene Levy Aguiar, representando o Governo do Estado.

OUTRAS NOTÍCIAS