Tempo - Tutiempo.net

Astrônomos encontram planeta ‘bebê’ mais próximo da Terra

© Foto / JPL-Caltech/R. Hurt (SSC-Caltech)

Uma equipe de cientistas norte-americana encontrou um jovem planeta com 10 vezes a massa de Júpiter, o mais jovem dos que se encontram “perto” de nosso Sistema Solar.

Foi encontrado um planeta “bebê” com tamanho que supera 10 vezes a massa de Júpiter, relata uma equipe de astrônomos do Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT, na sigla em inglês), EUA, no site da instituição.

Segundo a informação publicada na quarta-feira (7) na revista Research Notes of the American Astronomical Society, o 2MASS 1155-7919 b é “um planeta jovem, talvez ainda em meio à sua formação”. A estrela à volta da qual ele orbita também é jovem, apenas com cinco milhões de anos, mil vezes menos que a idade do Sol.

A uma distância de 330 anos-luz do Sistema Solar, é o planeta mais próximo da Terra de idade semelhante.

“Embora muitos outros planetas tenham sido descobertos através da missão Kepler e outras missões como ela, quase todos são planetas ‘antigos’. Este também é apenas o quarto ou quinto exemplo de um planeta gigante tão longe da sua estrela ‘mãe’, e os teóricos estão se esforçando para explicar como se formaram ou acabaram lá”, explicou Annie Dickson-Vandervelde, professora assistente do RIT e autora principal do trabalho, elaborado em conjunto com Emily Wilson e Joel Kastner.

Os autores do estudo ficaram surpreendidos com a longa órbita do planeta à volta da estrela, que é de 600 vezes a distância entre a Terra e o Sol. Os cientistas esperam que as imagens e a espectroscopia de acompanhamento ajudem a entender como os planetas massivos podem acabar em órbitas tão longas.

OUTRAS NOTÍCIAS