Tempo - Tutiempo.net

Bacalhau à Zé do Pipo

Bacalhau à Zé do Pipo
Ingredientes
1 kg de Bacalhau
800 ml de Leite
1 folha de Louro
4 Cebolas grandes fatiadas
6 dentes de Alho laminados
4 colheres de sopa de Maionese
Farinha de Trigo
Sal e Pimenta
Azeite
Purê
1 kg de Batata
200 gr de Creme de Leite
3 colheres de sopa de Manteiga
Noz Moscada
Sal e Pimenta
Queijo Parmesão
Preparo:
 
1. Coloque o bacalhau dessalgado em uma panela com o leite e o louro e cozinhe por cerca de 15 minutos após ferver. Escorra o bacalhau e reserve o leite. Limpe bem o bacalhau, retirando todas as espinhas. Polvilhe farinha de trigo nos pedaços de bacalhau e refogue-os com um pouco de azeite e reserve.


2. Na mesma panela em que refogou o bacalhau, agora refogue a cebola e o alho no azeite, até que fique transparente. Reserve.
3. Para o purê, cozinhe as batatas no leite reservado e quando estas estiverem macias, escorra reservando 1 xícara do leite. Amasse bem as batatas, misture o creme de leite, a manteiga e o leite tanto quanto for necessário, até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
4. Monte o prato em uma travessa que possa ir ao forno, fazendo uma camada de purê, uma camada com a metade da cebola, o bacalhau, o restante da cebola, espalhe a maionese e  cubra com o restante do purê. Eu reservei uma parte do purê para decorar com um saco de confeiteiro e um bico pitanga. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Se preferir, decore com azeitonas pretas e tirinhas de pimentão assado.

Confraria dos chefes

OUTRAS NOTÍCIAS