Tempo - Tutiempo.net

‘Berçário de estrelas’ é flagrado no céu de Brasília

Nebulosa NGC 3603'Berçário de estrelas' é flagrado no céu de Brasília. Foto: CC0 / NASA

O fotógrafo Ronald Piacenti, de 56 anos, fotografou ao menos cinco nebulosas, um verdadeiro “berçário de estrelas”, a partir da região de Santa Maria.

As imagens divulgadas possuem tons de roxo, que se misturam com a escuridão do universo, onde os pontos de luz representam a energia emitida por alguns astros há milhões de anos, além de dois “sóis”.

“Cada estrela é um indivíduo e cada uma tem o seu próprio tempo para nascer e morrer, apenas os processos delas são semelhantes”, afirmou.

                                         

Nas imagens, é possível observar a nebulosa M16, na constelação da Serpente e a nebulosa da Hélice, na constelação de Aquário. Esta última é um “cemitério estelar”, onde ocorre a morte de estrelas. Além disso, há a C 434, na constelação de Orion, a M20 e a M8 na constelação de Sagitário e a Nebulosa da Rosa, na constelação Monoceros, segundo o portal G1.

O fotógrafo, que possui conhecimentos em astronomia e carrega dois telescópios com ângulos de visão diferentes e uma câmera especial para astrofotografia, precisou de três noites de exposição, já que depende das condições atmosféricas para captar o momento.

As nebulosas são formações no espaço com grande quantidade de poeira, compostas por hidrogênio e hélio, que em processo de condensação, originam novas estrelas.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS