Carlos Lima
Hoje dia 15/12/2017 às 00:44:23

Gastronomia
Carlos Lima | Publicado em 24/11/2017 às 14:19:32

Blanquette de Veau (Vitela ao Molho Branco)

Blanquette de Veau (Vitela ao Molho Branco) Blanquette de Veau (Vitela ao Molho Branco)

Ingredientes:
Preparação: 15 minutos
Cozimento: 2 horas e meia
Para 4 pessoas

200ml de vinho branco seco
60 gramas de cenouras
60 gramas de cebolas
40 gramas de manteiga
40 gramas de farinha
2 dentes de alho
1 gema de ovo
suco de 1 limão
1 quilo de vitela

Amarrado de cheiros:
1 raminho de tomilho ou manjerona
1 folha de louro
talos de salsa

 Modo de Preparar:
Cortar a vitela em pedaços regulares. Colocar numa panela e cobrir com água fria. Juntar o vinho branco, as cenouras e cebolas cortadas em rodelas, o amarrado de cheiros, sal e pimenta. Levantar a fervura e tirar com a escumadeira a espuma que se forma.

Deixar cozinhar em fogo brando durante 2 horas ou até a carne ficar tenra. Retirar a carne e reservar. Coar o caldo e utilizá-la para molhar o roux loiro feito com manteiga e farinha: numa panela derreter a manteiga e juntar a farinha.

Mexer bem, deixando cozinhar uns minutos até que a farinha adquira uma tonalidade loira. Isto é um roux loiro. Depois, molhar aos poucos com o caldo quente sem deixar embolotar, mexendo sempre com colher de pau.

O molho pronto, colocar dentro os pedaços de carne e deixar cozinhar de novo por 10 minutos em fogo brando. No momento de servir, fazer uma ligação (liaison) com a gema de ovo e o suco de 1 limão: numa tigela misturar a gema de ovo e o suco de limão.

Juntar fora do fogo ao molho. Pode-se juntar ao molho, 10 minutos antes de servir, uns champignons cortados em lâminas ou umas cebolas pequenas cozidas durante 25 minutos na manteiga.

Servir a blanquette acompanhada de arroz, com o vinho branco seco que serviu para a confecção do prato. Não esquecer de verificar o tempero, pois a vitela é muito insossa.

Livro de Receitas

Comentários

comentários

Veja também