Carlos Lima
Hoje dia 04/04/2020 às 21:49:47

Gastronomia
Carlos Lima | Publicado em 28/01/2020 às 09:37:33

BOLO DE CARNE COM MAÇÃS ASSADAS

BOLO DE CARNE COM MAÇÃS ASSADAS BOLO DE CARNE COM MAÇÃS ASSADAS. Foto: Panelinha

INGREDIENTES

 

 

400 g de patinho moído

300 g de pernil suíno moído

12 fatias de bacon (cerca de 250g)

3 cebolas

1 maçã tipo fuji

8 minimaçãs

1 cabeça de alho inteira para assar

1 ovo

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

8 ramos de sálvia

1 ½ colher (chá) de páprica

1 colher (chá) de gengibre em pó

1 pitada de canela em pó

azeite a gosto

noz-moscada ralada a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

salada de agrião a gosto para servir

 

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Numa fôrma de bolo inglês com capacidade para 1 litro (25 cm de comprimento), disponha as fatias de bacon, transversalmente uma ao lado da outra para cobrir todo o fundo e laterais da fôrma. Sobreponha a extremidade de uma fatia à outra para evitar que o bolo abra ao assar.

Retire as carnes da geladeira antes de preparar os outros ingredientes –  elas devem estar em temperatura ambiente na hora de ir ao forno. Descasque e pique fino 1 cebola. Lave e corte a maçã fuji em quartos; descarte as sementes e passe pela parte grossa do ralador usando a casca para proteger as mãos. Numa tigela pequena quebre o ovo e apenas misture a clara à gema.

Numa tigela grande coloque as carnes moídas, junte a farinha de rosca, o ovo e a maçã ralada (com o caldo). Tempere com a páprica, o gengibre, a canela, 2 colheres (chá) de sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com as mãos para incorporar todos os ingredientes formando uma massa.

Transfira a massa para a fôrma forrada com o bacon, pressionando com as mãos para ficar bem compacta – a carne tende a encolher ao assar, por isso é importante estar bem compactada, assim o bolo não racha ao desenformar. Dobre as pontinhas das fatias de bacon sobre a carne e aperte novamente. Coloque a fôrma no centro de uma assadeira grande e reserve.

Mantenha a cabeça de alho inteira e corte apenas a ponta dos dentes. Corte o restante das cebolas em quartos, passando a faca pela raiz e descasque – dessa forma os gomos permanecem unidos ao assar. Lave e seque as oito minimaçãs. Corte quatro delas ao meio mantendo a casca. Com o descascador de legumes (ou faca), retire uma faixa central da casca das outras quatro maçãs, no sentido horizontal (como se fosse um cinto).

Distribua os ingredientes na assadeira ao redor da fôrma: as minimaçãs inteiras, as metades de maçã com a casca para cima, a cabeça de alho e as cebolas cortadas em quartos. Regue os ingredientes com 2 colheres (sopa) de azeite.

Leve a assadeira ao forno para assar por 30 minutos, até que a carne esteja cozida mas ainda úmida – note que a superfície da carne está cozida e o bolo começa a desgrudar da lateral da fôrma. Retire a assadeira do forno e aumente a temperatura para 240 ºC (temperatura alta).

Deixe o bolo de carne descansar por 5 minutos antes de desenformar – assim dá tempo do forno aquecer e você corre menos risco do bolo de carne rachar. Com uma espátula, afaste as maçãs e legumes assados para as extremidades da assadeira. Com cuidado, segure as pontas da fôrma com um pano de prato e vire de uma só vez no centro da assadeira para desenformar o bolo de carne, deixando a parte do bacon para cima.

Redistribua as maçãs e legumes na assadeira e disponha os ramos de sálvia. Regue o bolo de carne e as sálvias com um fio de azeite. Volte a assadeira ao forno para assar por mais 40 minutos, para o bolo terminar de cozinhar e o bacon dourar. Retire do forno e transfira o bolo de carne para uma travessa. Sirva a seguir com as maçãs, cebolas e alho assados e saladinha de agrião.

PARA FICAR ARREDONDADO

Para o bolo ficar com o topo arredondado, usamos uma fôrma do tipo calha, de 32 cm x 9 cm x 5 cm.

 

Rita Lobo

Comentários

comentários

Veja também