Tempo - Tutiempo.net

BOLO DE SORVETE COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

BOLO DE SORVETE COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS. Foto: Panelinha

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

2 ½ xícaras (chá) de leite

3 ovos

½ xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela média e as claras para uma tigela de inox ou vidro – elas serão aquecidas em banho-maria.

Numa panela média, misture o leite condensado com o leite e leve ao fogo médio até começar a ferver, mexendo de vez em quando para não formar nata.

Assim que o leite começar a ferver, abaixe o fogo e, de concha em concha, regue metade da mistura de leite quente sobre as gemas, mexendo bem com um batedor de arame – esse processo, chamado temperagem, evita que as gemas cozinhem com o excesso de calor. Então, volte a mistura de leite com gemas para a panela, adicione o extrato de baunilha e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo com uma espátula, até formar um creme mais espesso. Para verificar se está no ponto, cubra as costas de uma colher e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não pode escorrer.

Transfira o creme para uma tigela grande e deixe amornar sobre uma travessa com gelo e água – a ideia desse banho-maria invertido é acelerar o resfriamento.

Enquanto o creme esfria, forre com filme uma fôrma retangular de 28 cm x 11 cm x 7 cm – é importante cobrir bem toda a fôrma, para ficar mais fácil de desenformar o bolo.

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria. Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por 2 minutos –  cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, retire uma porção da mistura com uma colher e usando a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira as claras com açúcar para a tigela da batedeira e bata por 5 minutos até formar um merengue: comece em velocidade baixa e vá aumentando gradualmente. Cuidado para não bater demais as claras, se o merengue ficar muito firme, vai ser mais difícil de misturar com o creme de gemas.

Retire o creme de gemas do banho-maria invertido. Adicione ⅓ do merengue batido ao creme e misture bem com o batedor de arame para incorporar. Acrescente o restante do merengue e misture delicadamente com uma espátula, em movimentos de baixo para cima, para não perder a aeração.

Com uma concha, transfira a base do sorvete para a fôrma e nivele a superfície com a espátula para deixar bem retinho – bata levemente a fôrma contra a bancada para o sorvete se acomodar melhor e ficar sem buracos depois que congelar. Cubra com filme e leve ao congelador por no mínimo 5 horas para firmar (se preferir prepare no dia anterior).

PARA A CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

INGREDIENTES

2 ½ xícaras (chá) de frutas vermelhas (morango, framboesa e amora – cerca de 350 g)

1 ½ xícara (chá) de açúcar

caldo de 2 limões

MODO DE PREPARO

Numa panela média, misture as frutas inteiras com o açúcar e o caldo de limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até formar uma calda grossa – as frutas vão cozinhar no próprio líquido e desmanchar.

Transfira a calda para uma tigela e deixe amornar antes de levar para a geladeira. Deixe esfriar completamente antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).

FRUTAS CONGELADAS

Você pode também utilizar frutas congeladas para preparar a calda. Neste caso, elas vão direto do congelador para a panela.

PARA A MONTAGEM:

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de morangos

1 xícara (chá) de uvas verdes

2 carambolas

2 kiwis

MODO DE PREPARO

Lave e seque os morangos, as carambolas e as uvas. Mantenha os cabinhos e corte os morangos ao meio, no sentido do comprimento (se estiverem muito grandes corte em 4). Corte as carambolas em fatias de 0,5 cm para formar estrelas. Corte as uvas ao meio. Descasque e corte os kiwis ao meio no sentido do comprimento, corte cada metade em 3 gomos.

Retire a fôrma do congelador 10 minutos antes de servir para que o sorvete desenforme mais fácil (se preferir, passe um pano com água morna na parte inferior da fôrma). Delicadamente, puxe as laterais do filme plástico para soltar o bolo de sorvete. Cubra a fôrma com uma travessa retangular, vire de uma só vez para desenformar e retire o filme.

Regue o sorvete com calda de frutas vermelhas, decore com os morangos frescos e sirva a seguir com as frutas fatiadas.

Panelinha

OUTRAS NOTÍCIAS