Tempo - Tutiempo.net

Caldo de inhame

Caldo de inhame servido com torradas

Caldo de inhame é uma daquelas receitas que se você não experimentou, já está mais do que na hora de experimentar! O clima mais fresco de outono combina muito bem com essa receita. Se você quer dar uma variada nas receitas de sopa e fugir um pouco dos clássicos caldo verde e canja de galinha! Confira os ingredientes e modo de preparo a seguir:

Ingredientes do caldo de inhame
8 inhames pequenos
100 g de bacon picadinho
300 g de carne moída
3 cebolas
3 dentes de alho amassados
cheiro-verde picadinho a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 litro de água fervendo
1 colher (sopa) de óleo

Modo de preparo
Coloque o inhame para cozinhar no vapor e deixe ali até que ele fique bem macio, a ponto de conseguir amassar com um garfo. Quando estiver cozido, amasse todos com um garfo e reserve.

Tempere a carne moída com 1/2 cebola picadinha, sal e pimenta-do-reino a gosto, e reserve.

Quanto às cebolas, corte 2 delas em pedacinhos e 1/2 em pedaços maiores. Reserve.

Para fazer o bacon, coloque os pedacinhos para fritarem em uma panela antiaderente. Assim que estiverem fritos, adicione a carne moída temperada que estava reservada e deixe refogar atém que a carne esteja marrom.

Quando a carne estiver pronta e com um caldo escuro, desligue o fogo e despeje a carne moída em outro recipiente.

Na panela onde você fez a carne, adicione o óleo e refogue o alho. Em seguida, adicione um pouco da água fervente, um pouco da cebola picada e o inhame amassado. Vá mexendo até que todo o inhame esteja completamente desmanchado, formando um caldo homogêneo.

Agora, corrija o sal, se necessário, e deixe o caldo cozinhar para engrossar ? lembrando sempre de ficar de olho na água para evitar que o caldo fique grosso ou ralo demais, caso você queira adicionar mais água.

Com o caldo já homogêneo e um pouco mais cremoso, adicione a carne moída reservada e deixe cozinhar por mais cerca de 3 minutos. Desligue o fogo em seguida.

Para finalizar, adicione os pedacinhos das cebolas restantes, decore com cheiro-verde e voilà : seu caldo de inhame temperadinho está pronto pra ser saboreado. Você vai se surpreender com o sabor! Bom apetite!

 

Gabrielle Misael

 

OUTRAS NOTÍCIAS