Tempo - Tutiempo.net

Comida em pó: inovação para combater a fome no mundo

Comida em pó (feita com alimentos que iriam para o lixo) pode acabar com fome no mundo

Um dos maiores problemas que ainda enfrentamos é o contínuo aumento da fome no mundo . Após uma década de retrocesso nas taxas relacionadas a essa questão, o índice voltou a crescer, principalmente no continente africano. Com os números alarmantes, diversas alternativas estão sendo desenvolvidas para contornar esse cenário, como a criação da comida em pó. Essa ideia inovadora promete ajudar não apenas a diminuir a fome, mas a dar outro fim aos alimentos que seriam desperdiçados .

António Guterres, secretário geral das Nações Unidas, alertou no início de 2018 sobre o crescimento da fome no mundo, relacionada aos conflitos armados e às alterações climáticas. Em dados apresentados em 2017, foram 815 milhões de pessoas afetadas pela foma, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Ainda mais preocupante é a quantidade de comida desperdiçada ao redor do planeta, chegando a atingir 1,76 bilhões de toneladas todos os anos .

Buscando alternativas para diminuir o problema do desperdício de comida e do aumento da fome no mundo, um grupo de universitários nos Estados Unidos desenvolveu a empresa FoPo Food Powder , que submetem alimentos próximos do prazo da validade a um processo de pulverização, onde viram comida em pó . Por meio de parcerias com a indústria e o comércio, o grupo recebe os alimentos que iam ser descartados para serem a matéria-prima.

Segundo os inventores, a comida em pó retém de 30 a 80% do valor nutricional original e aumenta a vida útil dos alimentos em dois anos. Além disso, ela pode ser facilmente transportada, principalmente para regiões remotas mais atingidas pela fome. A empresa já ganhou patrocínio nos Estados Unidos e promete desenvolver outras comidas, que no momento são apenas frutas . O consumo dessa novidade é feito junto a cremes e alimentos pastosos.

Ajudar o futuro do planeta é responsabilidade de todos as pessoas. Com pequenas ações diárias você pode fazer muita diferença! Práticas fáceis de serem adotadas como a compostagem, o descarte correto do óleo de cozinha e a triagem seletiva contribuem para diminuir a poluição.

Elisa Provenzano

OUTRAS NOTÍCIAS