Tempo - Tutiempo.net

Conchiglione Maremonte

Conchiglione Maremonte

Ingredientes

300 gr de Massa tipo Conchiglie (Concha Grande)
500 gr de Camarões médios, limpos
3 colheres de sopa de Cebola Brunoise
150 gr de Cogumelos frescos em lâminas
2 colheres de sopa de Queijo Gorgonzola
6 Camarões Grandes, com casca (opcional)

Recheio:
200 gr de Queijo Gorgonzola picada
200 gr de Queijo Mussarela ralada
200 gr de Creme de Leite

Molho de Tomate:
800 gr de Polpa de Tomate (1 e 1/2 caixinha)
1 colher de sobremesa rasa de Alho picadinho
Manjericão Fresco

Molho Béchamel:
1 litro de Leite
1 colher de sopa de Manteiga
2 colheres de sopa cheias de Farinha de trigo
100 gr de Creme de Leite
Noz Moscada
Sal

Preparo:

1. Cozinhe a massa em uma panela grande, com 3 litros de água salgada fervendo. Não deixe cozinhar demais, quando estiver al dente, escorra a massa e dê um choque térmico em água fria para interromper o cozimento. Escorra novamente e reserve.

2. Para o recheio, amasse os queijos com o creme de leite, até formar uma massa. Reserve.

3. Prepare o molho bechamel, conforme as instruções deste post. Acrescente o creme de leite no final do cozimento e reserve.

4. Em uma frigideira, frite a cebola e os cogumelos. Quando os cogumelos soltarem o líquido, junte as 2 colheres de queijo gorgonzola e deixe derreter, deixando cremoso os cogumelos. Reserve.

5. Em outra panela, frite ligeiramente o alho e aqueça a polpa de tomate. Junte o manjericão, os cogumelos e por último o molho Béchamel. Misture bem até que se forme um molho rosé bem bonito e homogêneo. Acerte o sal. Forre o fundo de um refratário com um pouco do molho, para que a massa não grude. Junte os camarões ao restante do molho e cozinhe por poucos minutos, até que fiquem rosados (depois termina de cozinhar no forno).

6. Com a massa já fria, recheie as conchar com um pouco do recheio e feche-as, para que o recheio não vaze depois que esquentar. Acomode as conchas lado a lado no refratário e cubra com o molho. Evite deixar as conchas muito apertadas ou sobrepostas, para que o prato fique com bastante molho.

7. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido para gratinar. Se quiser enfeitar com camarões grandes, leve-os ao fogo em uma panela com um fio de óleo e sal, junte um pouco de água e faça-os ao bafo. Quando o prato estiver gratinado, decore com os camarões grandes e raminhos de manjericão.

Confraria dos Chefes

 

OUTRAS NOTÍCIAS