Carlos Lima
Hoje dia 24/06/2019 às 23:32:35

Ciências
Carlos Lima | Publicado em 05/04/2019 às 09:54:39

Descoberto no Peru fóssil de baleia quadrúpede

Descoberto no Peru fóssil de baleia quadrúpede Esquema de esqueleto de Peregocetus pacificus

Partes de fóssil de baleia quadrúpede de meados do Eoceno – 42,6 milhões de anos atrás – foram encontradas no Peru, de acordo com artigo publicado na revista científica Current Biology.

Partes fossilizadas de baleia antiga foram encontradas na costa sul do Peru. O animal era capaz de se locomover debaixo d’água e na superfície terrestre. Trata-se da primeira prova da existência de baleia quadrúpede em todo o oceano Pacífico.

Esquema de esqueleto de Peregocetus pacificus
© FOTO: MUSM
Esquema de esqueleto de Peregocetus pacificus

“Peregocetus pacificus é uma nova Protocetidae descoberta em depósitos marinhos de meados do Eoceno (42,6 milhões de anos) da costa peruana, correspondendo ao primeiro registro indiscutível de baleias quadrúpedes do oceano Pacífico e do Hemisfério Sul”, lê-se no artigo, que escreve também que “as mandíbulas e grande parte do esqueleto pós-craniano preservadas demonstram que essa baleia quadrúpede tem vértebras únicas na cauda”, que se parece à de castores e lontras e que a ajudaria na hora de nadar.

Observa-se que as proporções dos membros dianteiros e traseiros do animal recém-descoberto são aproximadamente as mesmas das baleias encontradas na Índia e no Paquistão.

Além do mais, a pélvis, firmemente ligada ao sacro, ligamentos do fêmur e pequenos cascos muito parecidos com dedos nos pés e nas mãos indicam que a baleia encontrada era capaz de ficar de pé e até mesmo caminhar. De acordo com pesquisadores, a descoberta demonstra que as primeiras baleias quadrúpedes atravessaram o Atlântico Sul.

Sputinik

Comentários

comentários

Veja também