Carlos Lima
Hoje dia 16/07/2018 às 12:47:12

Ciências
Carlos Lima | Publicado em 04/06/2018 às 10:58:02

Devastação do Vulcão de Fogo é similar a Pompeia, diz analista

Devastação do Vulcão de Fogo é similar a Pompeia, diz analista Devastação por vulcão de fogo é comparável à tragédia em Pompeia, segundo analista

Os efeitos da erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, são similares aos do vulcão Vesúvio, na Itália, em sua erupção no ano de 79 d.C., a qual devastou e soterrou a cidade de Pompeia, disse à ANSA o vulcanologista Piergiorgio Scarlato, do Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV).

“O impacto dessa erupção sobre a população é parecida com o de Pompeia”, comentou.

Segundo o especialista, o Vulcão de Fogo gerou colunas de cinzas e gás de 3km a 4 km, além de fluxo piroclástico, ou seja, uma mistura de gás e material vulcânico.

“O Vesúvio, na erupção de 79 d.C., produziu uma coluna de gás e cinzas de 20 km a 25 km que, colapsando sobre si mesma, também gerou um fluxo piroclástico parecido com o Vulcão de Fogo”.

Scarlato explicou que a erupção do Vulcão de Fogo atingiu uma temperatura de ao menos 700ºC, derretendo tudo que “encontrou, das árvores às rochas”. “O fluxo de material vulcânico se locomoveu a uma velocidade de 100 km/h que, ao chegar aos centros urbanos, provoca mortes”, disse.

Ao menos 25 pessoas morreram e 20 ficaram feridas com a erupção do Vulcão de Fogo, na capital da Guatemala, informaram as autoridades locais na noite de domingo (3).

O porta-voz da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, disse que ainda não foi possível contabilizar o número de pedidos de resgate, mas que cerca de 3,1 mil pessoas foram evacuadas em vilarejos vizinhos ao vulcão.

Com 3.763 metros de altura, o vulcão fica entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez. As cinzas negras atingiram 10 mil metros de altura e cobriram as casas de San Pedro Yepocapa e Sangre de Cristo, enquanto uma coluna de fogo de 2,5 km é vista pelos céus. As operações no aeroporto internacional La Aurora, na Cidade da Guatemala, foram encerradas.

Esta é a segunda erupção do Vulcão de Fogo em 2018, mas é considerada a mais forte desde 1974. Ele é um dos mais ativos da América Central.

Já o vulcão Vesúvio, localizado perto de Nápoles, no sul da Itália, destruiu toda a cidade de Pompeia, que ficou por quase 1.600 anos soterrada sobre as cinzas da erupção do ano de 79 d.C.

 

 

Ansa

Comentários

comentários

Veja também