Tempo - Tutiempo.net

É T I C A

Ao longo dos últimos anos o que temos visto é um conjunto de ações negativas que partem de políticos de partidos diversos, de empresários que sempre tiveram todas as benesses do Estado Brasileiro, de legisladores e até mesmo de homens envolvidos com o judiciário com os nomes impressos na mídia como corruptos e/ou corruptores.

E, o que leva tais figuras a ações tão contrárias aos valores que deveriam incorporar ao assumirem os seus  papéis sociais?

Muito simples de responder. Apenas, a falta de valores e entre outros, a ética.

Impossível falar de ética sem recorrer à máxima de Erick Fromm quando diz, no livro “Ética e Psicanálise”, que na arte de viver, o homem é ao mesmo tempo o artista e o objeto de sua arte, é o escultor e o mármore, o médico e o paciente”, o que significa dizer que o homem precisa saber o que faz, com quem faz e para que faz, com o mesmo fervor, com a mesma consciência de que se estivesse fazendo para si mesmo.

Quando estudamos Filosofia e nos deparamos com a Ética tomamos conhecimento de que ela  é o ramo da Filosofia que está diretamente ligado à estética (Beleza), à arte (o saber fazer bem) e ao comportamento humano na busca incessante de fazer melhor o que quer que se faça, simplesmente pela vontade de fazê-lo.

Em um sentido mais restrito, a Ética é utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta do indivíduo, no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com as pessoas, diferentemente do que fazem políticos, empresários, envolvidos com o judiciário, e no esporte, também.

É comum, vermos e ouvirmos políticos de todos os partidos, envolvidos ou não, nas falcatruas, nas corrupções que assolaram a Nação e o Estado Brasileiro, não apenas de agora e, sim, desde o surgimento da primeira cidade brasileira e implantação do Estado Brasileiro, comum ouvirmos dos gestores públicos que há falta de decoro, que significa a Ética profissional política.

Na verdade, é muito  forte o mal-estar quando ainda vemos políticos de todas as matizes politicas falarem de Ética, seja politica, religiosa ou econômica, pois a grande maioria deles não deve  saber  que para ser ético é preciso saber da necessidade de que todo o conhecimento está imerso entre os diversos saberes, sejam os acadêmicos, os artísticos ou os que adquirimos na vida, e que eles não forjam o olhar apenas para o grupo do eu, deixando o grupo do outro, que é a grande massa, fora de todos os benefícios que receberiam se a Ética estivesse presente na vida de quem administra, legisla e julga.

Quando não se aplica um percentual elevado na Educação de um país é a demonstração de que o estado não deseja que a sociedade em seu todo, possa saber que a Ética é a ferramenta que equilibra a justiça social, isto é, o valor que direciona nossas atitudes para o certo ou o errado.

A Ética é construída, e o que chamamos de Código de Ética são princípios que seguimos por acreditarmos ser o certo, mediante as leis dos homens e da natureza. Podemos dizer que os códigos de Ética oferecem orientações, estabelecem diretrizes para um nível digno de conduta pessoal e profissional.

Cezar Ubaldo

OUTRAS NOTÍCIAS