Tempo - Tutiempo.net

Empadão de camarão

Empadão de camarão

Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo ou o quanto baste para soltar das mãos
1 colher de chá de sal
1 vidro de maionese
1 xícara de guaraná
2 ovos inteiros
½ xícara de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo inteiro batido para pincelar

Ingredientes para o recheio

1 colher de sopa de raspa de noz moscada
1 cebola picadinha
2 colheres de manteiga
2 xícaras de leite
2 e ½ colher de farinha de trigo
2 colheres de sopa de maisena
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 pacote de queijo catupiry
1 kilo de camarão médio com cascas
4 tomates picados e batidos no liquidificador e peneirados
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de sal
1 gema

Modo de preparo da massa

Misture a gordura vegetal com o guaraná, os dois ovos inteiros, o sal, o queijo ralado, a maionese e o fermento, bata na batedeira por mais ou menos 5 minutos, depois vá acrescentando a farinha aos poucos até dar o ponto de soltar das mãos. Deixe descansar por 20 minutos.

Modo de preparo do recheio

Descasque os camarões, limpe-os e reserve. Ferva as cascas dos camarões em um copo de água e o caldo dos tomates e deixe reduzir pela metade este líquido. Depois coloque os camarões para ferver por 5 minutos, não mais que isso para não emborrachar. Retire os camarões e reserve o caldo.

Refogue os camarões na manteiga, por dois minutos, depois os retire e reserve.

Na mesma panela que refogou os camarões, coloque a cebola picada para dourar, se for preciso coloque mais uma colher de manteiga, depois que a cebola começar a dourar coloque a farinha de trigo para fritar junto, (ela vai engrossar, é assim mesmo) mecha colocando aos poucos a metade do leite, mexendo sempre para não empelotar, e acrescente as raspas de noz moscada e o sal e a pimenta do reino. Depois coloque o restante do leite junto com a maisena já dissolvida, e uma gema batida ao restante do molho, mecha bem até formar uma massa expressa. Depois desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro. Reserve.

Divida a massa, e coloque em uma forma retangular média, a metade da massa esticada incluindo as bordas laterais. Depois coloque o recheio já frio, depois de colocar o recheio deite aos poucos o queijo catupiry, e cubra com o restante da massa. Depois pincele com o ovo batido. Coloque no formo pré-aquecido em temperatura média para assar por mais ou menos 30 minutos ou até que a massa fique dourada.

Dica: Algumas pessoas usam gordura hidrogenada nessa massa, mas agora sabendo do mal que faz prefiro usar maionese, manteiga, gordura de porco menos gordura hidrogenada.

Cida Ramos

OUTRAS NOTÍCIAS