Tempo - Tutiempo.net

Estamos sozinhos no Universo? Revelados resultados da caça ‘mais abrangente’ aos alienígenas

FOTO: CC0 / kalhh/Pixabay

A pesquisa não revelou evidências de civilizações extraterrestres nas profundezas do espaço, mas os cientistas indicam uma série de fatos que poderiam explicar esses resultados.

Segundo uma pesquisa abrangente de 1.327 estrelas próximas, realizada como parte do projeto Breakthrough Listen, é pouco provável que esses sistemas alberguem seres inteligentes.

De acordo com o portal Live Science, a pesquisa, que foi lançada em 2015 e financiada pelo bilionário russo Yuri Milner, está explorando os céus de múltiplos planetas em busca de transmissões e outros vestígios que possam indicar a presença de tecnologias extraterrestres.

“Não há nada lá fora claramente óbvio. Não há civilizações muito avançadas que estejam tentando nos contatar com transmissores incrivelmente potentes”, disse Danny Price, astrofísico da Universidade da Califórnia.

Como é possível explicar a ausência de sinais alienígenas?

Comentando os resultados do estudo, denominado pela mídia como “Pesquisa por Inteligência Extraterrestre (SETI) mais abrangente já realizada’, Price sublinhou que há muitos fatores que podem explicar a ausência de sinais alienígenas.

Por exemplo, as interferências de rádio da Terra podem bloquear essas transmissões ou a pesquisa poderia não ser realizada nas radiofrequências certas.

sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS